ADÃO RIBEIRO
O governador do Distrito 463-0 do Rotary Internacional, Wilson Pereira de Godoy, fez ontem a visita ao clube Paranavaí Fazenda Brasileira. Acompanhado da esposa Hebe Perri de Godoy e de integrantes do clube Paranavaiense, o governador visitou a redação do Diário do Noroeste. Godoy Falou sobre diversos temas de interesse comunitário e destacou duas metas da sua gestão para om ano rotário 2021/2022. Entre os destaques estão o meio ambiente e a doação de sangue, medula e órgãos.
Profissional do agronegócio e residente em Iretama-Pr (região Centro Oeste), Godoy reforça a importância de ecologia, 7ª área de enfoque do Rotary. Por isso, pede que cada rotariano plante duas árvores. Se cada um fizer sua parte, haverá uma floresta plantada por rotarianos/rotarianas, cita, lembrando que são 2.200 integrantes no distrito.
A segunda meta surgiu de uma reflexão por conta das perdas de vidas pela pandemia de Covid-19 e outras doenças graves como leucemia. Baseado nisso, o governador quer incentivar a doação de medula e de órgãos, além de ajudar na cultura da doação de sangue por parte de rotarianos e da comunidade em geral.
Ainda nas metas da governadoria está o desenvolvimento de projetos. No âmbito do Distrito 463-0 são 78 distribuídos entre os clubes. Como destaca o presidente do Rotary Fazenda Brasileira, José Carlos Rodrigues (na visita acompanhado da esposa Kátia Rodrigues), o clube foi o que mais apresentou projetos, colaborando para o grande êxito.
São projetos em parceria com a Fundação Rotária e com a comunidade. Somam-se outros 16 de caráter global, isto é, om parceria internacional. Rodrigues citou algumas das ações, envolvendo doação de instrumentos para iniciativas com jovens e campanha permanente de doação de roupas (Varal Solidário), entre outros.
Vacinação contra a pólio – O Rotary é um dos grandes responsáveis pelo sucesso da campanha de vacinação contra a poliomielite no Brasil e no mundo. Por isso, Godoy pede que sejam mantidos os esforços para que a população entenda a importância de imunizar as crianças.
A doença inda acontece de forma endêmica no Paquistão e no Afeganistão. Por isso, a família deve ser vigilante e não perder a imunização, reforça o governador. O Rotary contribui todos os anos financeiramente com engajamento para que a doença seja erradicada em todo om planeta.
As ações elencadas pelo governador se destacam neste período pós-pandemia. Porém, o governador lembra o grande auxílio designado pelo Rotary para os hospitais públicos e beneficentes do Paraná. Foram mais de 100 mil dólares apenas no âmbito do distrito. Um valor que ajudou a socorrer quando os hospitais já não tinham recursos para fazer gente ao grande volume de pacientes no auge da pandemia de Covid-19.
Finalizando, o presidente Wilson Godoy fez um convite à população de Paranavaí e do Noroeste para que conheça o Rotary, se informa sobre suas ações. Desta forma, acredita, será possível ampliar cada vez mais o trabalho em benefício da coletividade. Na mesma linha, lembrou que a parceria com o poder público só ajuda a potencializar os resultados.
Presidente da Associação das Senhoras de Rotarianos, Maria Aparecida Miotto Reis e outras importantes lideranças rotárias de Paranavaí também acompanharam o governador na visita ao DN. Antes da visita, o grupo plantou duas mudas de ipê na Praça Rotary, como forma de simbolizar a estadia em Paranavaí.