A Secretaria de Assistência Social de Nova Londrina, através da gestora Livia Beatriz Calligher Ravache e sua equipe, busca atender as famílias do município que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Durante o ano de 2023 já foram realizados 3.259 atendimentos pelo CREAS, CREAS, Centro Dia do Idoso e Órgão Gestor.
O município possui 2.592 famílias inscritas no Cadastro Único para Programas do Governo Federal. Dessas, 706 são beneficiárias do Programa Bolsa Família. Dentre os benefícios eventuais ofertados pela Secretaria de Assistência Social, foram entregues as famílias durante este ano 628 cestas básicas.
As equipes de técnicas, compostas por assistente social e psicóloga, realizam mensalmente cerca de 190 visitas domiciliares as famílias atendidas.
O município é um dos poucos do Paraná que possui o Centro Dia do Idoso. Atualmente são atendidos diariamente 16 idosos, com previsão de aumentar o número de vagas ainda este ano.
Outra ação realizada por esta Secretaria é a concessão de fraldas geriátricas a acamados do município, mensalmente são entregues cerca de 425 fraldas.
Além dos atendimentos e serviços descritos realizam ainda o projeto “Assistência Social nos Bairros”, que é uma forma de levar o atendimento mais perto dos usuários, o “Projeto Marmitas do Bem” em que é entregue marmitas as famílias atendidas, e o “Bazar Solidário” que possibilita o usuário escolher as roupas de acordo com a sua necessidade.
“Como poder público é nosso dever atender as família em vulnerabilidade social e contribuir para o seu cuidado e desenvolvimento”, declarou a secretária Livia.