REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
A fumaça densa se espalhou pela Vila Operária, em Paranavaí, e invadiu casas, empresas e instituições de ensino. Foi o resultado de um incêndio no terreno utilizado para depósito de lixo, popularmente conhecido como “Buracão”. Uma das possibilidades é que as chamas tenham começado por intervenção humana.
O tenente do 9º Subgrupamento de Bombeiros Independente de Paranavaí Jean Caros da Silva informou que a natureza do terreno favorece a propagação do fogo, com materiais combustíveis e diferentes camadas de solo: as chamas atingem áreas profundas, sendo necessário revolver a terra com a ajuda de pás-carregadeiras.
O incêndio atingiu área de pelo menos 1.000 metros quadrados e foram necessárias três incursões do Corpo de Bombeiros para resolver o problema – duas no domingo e uma ontem. À tarde a situação já tinha sido controlada.
O secretário de Comunicação Social da Prefeitura, Américo Pontes de Castro, afirmou que as aulas Centro Municipal de Educação Infantil Ayrton Senna da Silva (Caic). Uma moradora da Vila Operária contou ao Diário do Noroeste que a filha precisou de atendimento médico depois de inalar grande quantidade de fumaça enquanto ia para a escola na manhã de ontem.
Tempo seco – O tenente J. Silva lembrou que o tempo seco favorece os incêndios ambientais e destacou que o período mais crítico do ano se aproxima. “As possibilidades aumentam de julho a setembro.”
Perguntamos quais seriam as orientações para evitar incêndios e o tenente J. Silva foi sucinto: “Não colocar fogo”. Ressaltou que queimar lixo é proibido, seja em terrenos públicos seja em ambientes privados.
Ele recomendou: “Ao verificar um incêndio de grandes proporções ou uma situação que já apresente chamas, entre em contato com o Corpo de Bombeiros”. Sem os devidos cuidados, há risco de queimaduras ou problemas respiratórios causados pela fumaça.
Recorrente – O tenente J. Silva disse que os incêndios são recorrentes no “Buracão da Vila Operária”. O último caso de grande proporção naquele espaço foi no final de julho do ano passado.