Com intuito de buscar melhorias na infraestrutura das redes elétricas na Região Noroeste, prefeitos que fazem parte do Consórcio Intermunicipal da APA Federal do Noroeste do Paraná (Comafen) se reuniram com integrantes da Diretoria de Distribuição da Copel na manhã de manhã de terça-feira (27), em Curitiba.
No encontro foi discutida a possibilidade de a Copel elevar a capacidade das redes elétricas para receberem cargas de energia geradas por usinas fotovoltaicas. Atualmente o serviço é cobrado pela companhia.
Para que uma carga de energia gerada em usinas fotovoltaicas seja transferida para a rede convencional é necessário que ela receba um reforço. Caso contrário, o fornecimento de energia da área pode ser comprometido.
Presidente da Comanfen, José Aparecido da Silva (Zé do Peixe) explica que o valor cobrado por esse serviço é elevado, o que muitas vezes inviabiliza a instalação de novas usinas fotovoltaicas na região, fator negativo para arrecadações dos munícipios, pois afasta possíveis investidores.
“Nossa região é uma das melhores na geração de energia fotovoltaica e com isso várias empresas procuram os munícipios para se instalarem aqui”, justifica Zé do Peixe.
Segundo levantamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), o Paraná está entre os principais estados produtores e solar e possui a melhor irradiação da Região Sul, sendo que o Noroeste se destaca.