(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Números foram divulgados nesta quinta-feira
Números foram divulgados nesta quinta-feira

DENGUE

Terceiro LIRA do ano tem índice de 1,5 e médio risco de infestação do mosquito

A Vigilância em Saúde de Paranavaí divulgou nesta quinta-feira (6) o resultado do terceiro Levantamento de Índice Rápido do Aedes (LIRA) de 2023. Os agentes de endemias inspecionaram 2.192 imóveis entre os dias 3 e 5 de julho e o resultado foi um índice de 1,5, representando médio risco de infestação e um ritmo moderado de proliferação das larvas do mosquito Aedes aegypti.

“Como já era esperado, o índice deu uma desacelerada neste momento com a chegada do inverno, temperaturas mais baixas e escassez de chuvas. Mas isso não significa que podemos descuidar da limpeza dos quintais, das calhas, dos vasinhos de plantas. Os mosquitos põem os ovos e esses ovos conseguem sobreviver mais de um ano sem água. Se não houver uma limpeza correta, no momento em que chover esses ovos eclodem e os mosquitos começam a se proliferar com velocidade novamente”, explica o diretor da Vigilância em Saúde, Tiago Dias de Almeida.

Dos cinco setores inspecionados pelos agentes de endemias, dois estão com índices acima de 2,0. É o caso do Estrato 3, que engloba as regiões do São Jorge, Simone, Vista Alegre, Santa Maria, Matarazzo, Luiz Lorenzetti e Geraldo Felippe, onde o índice de infestação está em 2,9. No Estrato 1, que engloba a região do Centro e Guanabara, o índice é de 2,3. Já no Estrato 2, que engloba as regiões do Ouro Branco, Ouro Verde, Silvio Vidal e Campestre, o índice está em 1,1.

Os outros dois setores estão com índices abaixo de 1,0, o que significa baixo risco de infestação. É o caso do Estrato 5, que engloba as regiões do Morumbi, América, Jardim das Nações, Sumaré, Distrito Industrial e Vila Paris, que está com índice de 0,9; e do Estrato 4, que engloba as áreas do Santos Dumont, Vila Operária e Éttore Giovine, onde o índice está em 0,2.

O primeiro LIRA deste ano, realizado em janeiro, apresentou índice de 4,5 e alto risco de infestação do mosquito da dengue. O resultado do segundo LIRA, realizado no início de março, foi ainda mais alarmante: 7,1.

O último Boletim da Dengue de Paranavaí mostra que desde o dia 1º de agosto de 2022 até esta quinta-feira, dia 6 de julho de 2023, o município notificou 3.527 casos suspeitos de dengue. Deste total, 881 casos foram confirmados, 2.612 descartados e 34 casos estão suspeitos (aguardando resultado). Nenhuma morte por dengue foi confirmada no período.

 

Compartilhe: