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A reunião debate as políticas sociais
A reunião debate as políticas sociais

MARILENA

Conferência municipal define ações a serem realizadas pela Assistência Social

A Prefeitura de Marilena realizou a 12ª Conferência Municipal de Assistência Social. O encontro teve como tema principal a “Reconstrução do Suas: O Suas que temos e o Suas que queremos”. Na ocasião foram debatidas e definidas as ações que serão executadas pelo serviço social dentro munícipio.

A reunião aconteceu no final do mês de junho e teve a participação do prefeito José Aparecido da Silva (Zé do Peixe), gestora municipal de Assistência Social Vera Lucia Belieri da Silva e do presidente do Conselho Municipal de Assistência Social Fabiana da Silva.

As ações foram baseadas em cinco eixos: financiamento; controle social; articulações entre os segmentos; serviços, programas e projetos; benefício e transferência de renda.

Na conferência foi destacada a importância de debater as propostas em grupos para que, através delas, a assistência social possa prestar um melhor atendimento às famílias em situações vulneráveis. As Ações a serem desenvolvidas nos planos estadual e federal também foram discutidas.

As ações definidas dentro de cada eixo foram:

 Financiamento – Utilizar recursos para capacitações anuais dos conselheiros de assistência social para que eles saibam o papel de cada um dentro CMAS.

Controle social: Propor ampla divulgação sobre o que é CMAS e promover reuniões com os usuários, para que eles conheçam os direitos e deveres sobre as políticas de assistência social.

Articulação entre os segmentos: Realizar reuniões de orientação e capacitação; Disponibilizar documentos, relatórios e dados para a sociedade civil acompanhar o funcionamento do sistema; Propor uma relação estreita entre as entidades e associações.

Serviços, programas e projetos: Solicitar um espaço maior para que aconteçam mais de uma oficina (capoeira, baile, futebol, artesanato, costura e entre outros).

Benefício e transferência de renda: Criar mecanismo para que os  operadores do cadastro único possam ter uma interação maior junto ao governo (estadual e federal) sobre dúvidas rotineiras e questão de averiguações e fraude, além de propor que as famílias beneficiárias dos programas sociais devam participar dos cursos ou oficinas oferecidas pelos CRAS.

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