O Hemonúcleo Regional de Paranavaí recebeu cinco novos computadores. A entrega dos novos equipamentos foi realizada na manhã de quarta-feira (20), parte do investimento de mais de R$ 3,8 milhões feito pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). O incremento tecnológico garantirá mais agilidade aos serviços diários, disse Lucas de Oliveira, chefe da unidade do Noroeste do Paraná.
Os computadores passam a ser utilizados imediatamente, destacou Oliveira, e tornarão o processo de alimentação do sistema de dados mais rápido e eficiente. “São equipamentos modernos e que chegam em um bom momento. Agradecemos ao Hemepar [Hemocentro Coordenador do Paraná] e à Sesa pela disponibilização.”
A entrega foi realizada pelo servidor do Hemepar Mauricio Castanheira, e participaram as servidoras do Hemonúcleo Regional de Paranavaí Maria Luisa Dias Fraga Peron e Amanda Mafra, além do chefe Lucas de Oliveira.
O Hemonúcleo de Paranavaí fica na Rua Rio Grande do Sul, 2.490, próximo à Santa Casa. As coletas de sangue são feitas de segunda a sexta-feira das 7h30 às 11h e das 13h às 14h30, com exceção de quarta-feira, quando o atendimento é feito exclusivamente pela manhã. A unidade abastece 25 hospitais do Noroeste e contribui outros hemonúcleos regionais quando há déficit.
Para doar sangue é necessário ter entre 16 e 69 anos de idade. Pessoas menores de 18 anos precisam estar acompanhadas do responsável legal. São requisitos para os voluntários: pesar acima de 51 quilos, estar descansado, ter se alimentado de forma saudável e não estar doente. A coleta também fica condicionada a não ter feito cirurgia de grande porte há menos de seis meses e de pequeno porte há menos de três meses.