Criar política de incentivo à doação de leite materno, com a campanha que terá como tema “Quem doa Leite Materno doa Vida” é a proposição apresentada pelo parlamentar, Roberto Picoreli (Pó Royal), nessa segunda-feira (18).
De acordo com o texto, a ação deverá expor a importância da doação materna junto aos bancos de leite. Além disso, enfatizar que a disponibilidade para recém-nascidos, prematuros ou de baixo peso é primordial na garantia de vida e crescimento saudável dessas crianças.
A campanha publicitária deverá ter cunho educativo e informativo, com detalhamentos. Segundo o Ministério da Saúde, em 2020, mesmo com o coronavírus, o volume de leite doado foi 2,7% superior ao ano anterior. A partir da doação de 182 mil mulheres, foram coletados 229 mil litros de leite materno, sendo que 157 mil litros foram distribuídos, beneficiando 212 mil recém-nascidos. Isso representa 64% da real necessidade por leite materno.
“Pensar na saúde da população, em programas, projetos e ações que favoreçam a construção de práticas saudáveis e seguras é essencial para que o Poder Público participe efetivamente. Quando se fala de leite materno é ainda mais imprescindível, principalmente, ao se propor diretrizes que gerem incentivo”, disse Pó Royal.
O projeto agora segue para parecer jurídico, após será encaminhado as Comissões da Casa.