Funcionários da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico de Querência do Norte realizaram recentemente uma visita ao município de Cianorte com o objetivo de conhecer de perto os estabelecimentos que possuem o selo do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e o Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar (SUSAF).
A comitiva, liderada pelo diretor de Agricultura e Pecuária, Adriano Toledo Piza, pelo diretor de Pesca, Jonatas Bernardes Peripolli, e pelo médico veterinário Rubens Pereira, contou com a presença do médico veterinário coordenador do SIM – Cianorte, Jacimar Velozo, e da diretora de Inspeção e Fomento Pecuário, Sahra Gadia Trelha.
O selo do SIM tem como objetivo principal promover o comércio dentro do município, garantindo a segurança dos alimentos ao consumidor e auxiliando os estabelecimentos a permanecerem dentro da legalidade. Além disso, o SIM também realiza ações de educação sanitária e assegura a qualidade dos produtos sem afetar seu sabor.
Durante a visita os representantes de Querência do Norte tiveram a oportunidade de conhecer uma agroindústria que aderiu ao SUSAF, um sistema que permite aos produtores comerciarem produtos de origem animal dentro do município e do estado. As agroindústrias visitadas abriram suas portas e proporcionaram uma visão abrangente do ciclo completo de produção de diferentes produtos. No apiário Catharino, de Edson Aparecido Luchetti Catharino, foi possível conhecer o processo de produção de mel. Já na Granja de Ovos Central, de João Gomes Pereira, os visitantes puderam entender a produção de ovos. Por fim, na agroindústria Arteijo, de Ronaldo José Queiroz, foram apresentados os processos de produção de queijos.
Em síntese, a visita teve como objetivo estruturar o município de Querência do Norte em relação ao SIM e, posteriormente, aderir ao SUSAF. Essa iniciativa busca ampliar o mercado para produtos de origem animal e incentivar o desenvolvimento econômico da região.