O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) aderiu ao evento Caminhada do Meio-Dia – Paraná Unido no Combate ao Feminicídio, que será realizado neste sábado (22 de julho), no Dia Estadual de Combate ao Feminicídio. A promoção é da Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi-PR), que dentro de suas atribuições se destaca a preservação da vida e defesa dos direitos da mulher.
Em Curitiba, a concentração dos participantes será na Praça Santos Andrade, às 11h30, com saída às 12 horas em direção à Praça Osório (Boca Maldita), percorrendo a Rua XV de Novembro. A organização recomenda a todos vestirem branco como uma manifestação de paz.
O TCE-PR também vem atuando com intensidade nesta questão e deve apresentar nas próximas semanas o primeiro relatório de auditoria sobre o tema da violência contra a mulher. O trabalho, que está em fase de conclusão, integra uma auditoria internacional, envolvendo países da América Latina.
Dados – No Paraná, a Lei nº 19.873/2019 instituiu o Dia Estadual de Combate ao Feminicídio. Segundo o Tribunal de Justiça do Paraná, em 2022 foram registrados 44.493 novos casos de violência doméstica no estado. No ano passado, foram registrados 274 casos de feminicídio ou de tentativa de feminicídio, num aumento de 30% em relação ao ano anterior. Além disso, mais de 30.000 mulheres receberam medidas protetivas de urgência aplicadas pelo TJ-PR, em 2022. De acordo com dados dos Boletins de Ocorrência Unificados, entre 2019 e abril de 2023 ocorreram registros de feminicídio em 136 dos 399 municípios paranaenses.