O primeiro videocassete surgiu na década de 1970. O aparelho era capaz de gravar e reproduzir imagens e se manteve como item de consumo por mais de duas décadas, até a chegada dos leitores de DVD, no final dos anos 1990. Podem ser considerados relíquias pelos saudosistas, mas há quem prefira fazer o descarte desses produtos. Ontem, uma ação em Paranavaí possibilitou à população dar a destinação correta para os equipamentos eletrônicos.
A coleta foi na Praça dos Pioneiros, uma realização do Sesc de Paranavaí em Parceria com a Cooperativa de Seleção de Materiais Recicláveis e Prestação de Serviços (Coopervaí), o Rotary Arenito e a Unifatecie. O recolhimento de aparelhos eletrônicos e medicamentos vencidos ou sem uso foi alusivo ao Dia do Consumo Consciente, comemorado em 15 de outubro, e seria promovido na semana passada, mas precisou ser adiado por causa da chuva.
Técnica de Saúde do Sesc de Paranavaí, Rayane Silveira Gonçalves elencou alguns dos itens mais comuns entregues pela comunidade, além dos videocassetes e dos leitores de DVD: televisores, computadores, telefones celulares, impressoras, aparelhos de fax e até toca-discos de vinil. Todo o material arrecadado será levado para a Coopervaí, que dará as devidas destinações. No caso dos medicamentos, a responsabilidade será da Unifatecie.
Rayane Silveira Gonçalves falou sobre a importância da ação. “Que o lixo não seja jogado em qualquer lugar. Muitos desses itens podem acumular água e se tornar focos do mosquito da dengue.” Outro aspecto destacado pela técnica de Saúde do Sesc é a preservação ambiental, pois os aparelhos eletrônicos possuem componentes poluentes que contaminam o solo e os lençóis freáticos. (RS)