Morador de Querência do Norte e presidente da Associação dos Ilhéus Atingidos pelo Parque Nacional de Ilha Grande e APA Federal do Rio Paraná (Apig), Misael Jefferson Nobre ministrou palestra sobre a Plataforma Territórios Vivos no 6° Encontro de Povos e Comunidades Tradicionais do Paraná, realizado em Guarapuava entre os dias 18 e 20 de julho.
A Plataforma Territórios Vivos está no site do Ministério Público Federal (MPF) e tem por objetivo traçar diagnósticos das necessidades e dar maior visibilidade aos povos e às comunidades tradicionais. Por meio dessa ferramenta, as comunidades podem mapear os seus territórios.
Misael conta que o encontro é uma oportunidade para as comunidades trocarem experiências, além de fortalecimento da Rede Puxirão, que são comunidades que sofreram algum tipo de pressão ou foram prejudicados de alguma forma.
Participaram do evento representantes dos povos e comunidades tradicionais ilhéus do Rio Paraná, indígenas, quilombolas, faxinalenses, pescadores artesanais do litoral, caiçaras, cipozeiros, benzedeiras, pessoas de religiões de matrizes africanas e ciganos.