Em solenidade realizada na manhã de sexta-feira (28), o prefeito de São João do Caiuá, Stefan Pauka, reinaugurou o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Alda Aguiar Silveira. Com capacidade para receber até 200 alunos com idades entre 4 e 5 anos, a instituição atenderá a partir de segunda-feira (31) 165 crianças, 25 a mais que antes da reforma. As aulas são em períodos parciais.
São João do Caiuá conta com outros dois CMEIs que atendem cerca de 360 crianças de 0 a 3 anos. Ao todo 735 alunos matriculados estão matriculados na rede municipal de ensino.
“Mais que uma obra, estamos entregando o futuro das nossas crianças”, disse o prefeito durante o evento de reinauguração, que contou com a presença do deputado estadual Alexandre Cury, do superintendente geral de Promoção do Equilíbrio Regional do Paraná, Rogério Lorenzetti, e do chefe do Núcleo Regional de Educação de Paranavaí, Emerson Pereira Branco. Vereadores, servidores e secretários municipais, ex-diretoras do CMEI e prefeitos de outros munícipios da Região Noroeste também participaram da solenidade.
O CMEI Alda Aguiar Silveira foi inaugurado em 1987, na gestão de Claúdio Pauka, pai do atual prefeito. Desde então apenas pequenas reformas e ampliações foram feitas no local, que tinha em algumas salas de aulas ainda feitas em madeiras. “Na época foi feita com poucos recursos e faltando material, mas me orgulho em ver meu filho revitalizar toda o espaço”, comenta o ex-gestor.
A maior revitalização na instituição foi iniciada em outubro de 2021 e teve um custo de aproximadamente R$ 1,5 milhão, arcados com recursos próprios do munícipio. Após a reforma, houve aumento no número de salas de aula e todas possuem aparelho televisor, ar-condicionado e caixa de som, além de todos os professores receberem um notebook. Também foi construída uma quadra esportiva e instalado parquinho.
A secretária de Educação, Cultura e Esportes Alice Mara de Oliveira conta que o espaço está totalmente adequado para o trabalho dos professores e aprendizado dos alunos. Ela ressalta que a reforma é mais um avanço na educação do município, que paga o piso salarial inicial da categoria e possui plano de carreira.
Após quase dois anos esperando pelo término da revitalização, a diretora do CMEI, Fatima Paz França, diz que retorna com uma satisfação enorme para atender os alunos. Durante o período de obras toda a estrutura do centro educacional foi transferida para outro local.
O prefeito Stefan Pauka afirma que após reforma o CMEI se tornou o mais equipado do munícipio e da região e que possuir uma instituição desse nível é um grande avanço para a educação. Mas ele também reconhece que tem outras escolas para serem readequadas.
Para o prefeito, dar continuidade ao trabalho que foi iniciado pelo seu pai é muito satisfatório. “Muita alegria. Conseguimos concluir com muita dificuldade, mas também houve muita ajuda dos servidores e do Poder Legislativo.”