Assessoria Prefeitura
O município de Paranavaí realizou nesta quarta-feira (1º) a abertura da Semana da Pátria em uma cerimônia simbólica e rápida. Por conta da pandemia de Covid-19, apenas os representantes de cada um dos poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) participaram diretamente do momento de hasteamento das bandeiras e fizeram breves considerações durante a cerimônia cívica no pátio da Prefeitura.
O chefe do Poder Executivo, prefeito Carlos Henrique Rossato Gomes (KIQ), chamou a população para uma reflexão. “Esta é a segunda vez que vamos comemorar a Independência do Brasil durante o período de pandemia. Infelizmente, muitos ainda só se lembram da nossa pátria na Semana da Pátria. Poucas são as pessoas que pensam na importância de suas vidas para a nossa comunidade, mas nestes tempos de pandemia, temos visto o quanto cada vida importa e faz diferença para nossa cidade. É importante que esta semana seja não só para hastearmos a bandeira e cantarmos o Hino Nacional, mas seja, acima de tudo, o momento de celebrarmos nossas vitórias, por menores que elas possam parecer, diante deste cenário tão difícil que estamos vivendo. Porque, para mim, a Semana da Pátria não deve ser vista só como o momento de hastear a bandeira e fazer desfile, mas como o tempo de celebrar as nossas vitórias e conquistas como município”.
Na mesma linha de pensamento, o vice-prefeito Pedro Baraldi iniciou suas considerações pedindo um minuto de silêncio em homenagem aos 287 moradores de Paranavaí que perderam suas vidas em virtude de complicações da Covid-19. “Nossa cidade tem lutado muito. Esta administração não tem medido esforços para prevenir, combater, vacinar e cuidar de cada cidadão da melhor maneira possível. Isso também é patriotismo. Uma cidade que cuida dos seus”, frisou Baraldi.
A Diretora do Fórum, Dra. Josiane Pavelski, falou em nome do Poder Judiciário. “Este é o momento não só de lembrar de sermos patriotas, mas de termos atitudes de amor pela nossa cidade e nosso país. No atual momento que atravessamos é fundamental que cada um reflita e encontre a melhor maneira de fazer a diferença, de ser um bom exemplo. Nesta Semana da Pátria devemos olhar para nós mesmos e nos perguntamos o que nós podemos fazer para contribuir, para resgatar esse sentimento de amor pela nossa Pátria, buscar como sermos cidadãos melhores onde estamos. É a soma da atitude de cada um de nós que pode realmente fazer a diferença”.
O vereador Amarildo Geraldo Costa falou em nome do Poder Legislativo, conclamando os presentes ao patriotismo. Ele estava acompanhado dos também vereadores Luís Paulo Hurtado, José Galvão e Valmir Trossini.
A cerimônia de abertura da Semana da Pátria contou com a execução dos hinos Nacional e da Independência pela Orquestra Municipal de Sopros e também com a chegada do fogo simbólico no pátio da Prefeitura. Também por conta da pandemia, novamente neste ano não haverá o tradicional desfile do dia 7 de setembro.