No tranquilo consultório do terapeuta, Dr. Thomas, um homem chamado Abelardo entrou com um peso visível nos ombros. Ele reconhecia que precisava melhorar sua comunicação, que muitas vezes era direta, agressiva e carente de empatia. Já havia perdido negócios e abalado relacionamentos com sua forma indevida de se expressar. O terapeuta, ciente da importância de uma comunicação saudável e empática, colo0cou-se à disposição para ajudá-lo a tentar melhorar sua comunicação.
Dr. Thomas: – Abelardo, entendo que você busca orientação para aprimorar sua inoportuna forma de se comunicar. Pretendo ajuda-lo e, para tanto, vamos nos basear nos princípios do livro ‘Comunicação Não Violenta’ de Marshall Rosenberg. Posso contar com sua compreensão e colaboração?
Abelardo ouvia atentamente e de forma positiva concordou, sem ao menos dizer uma palavra. Ansioso por aprender a se comunicar de maneira mais eficaz, aprontou-se para tentar assimilar ao máximo os novos conhecimentos.
Dr. Thomas: – Para começar, Abelardo, seja amável consigo mesmo e com os outros. Não se cobre e nem impute culpa aos outros. A comunicação empática começa com a gentileza. Como disse, evite julgar-se ou julgar os outros de maneira negativa.
Abelardo assentiu, percebendo que sua autocrítica e sua postura demasiadamente correta e exigente poderia ser um obstáculo para uma comunicação mais saudável.
Dr. Thomas: – Além disso, seja sincero em suas palavras. Comunique-se de forma aberta, sincera e honesta, expressando seus sentimentos e as suas verdadeiras necessidades. Lembre-se de que a comunicação não é apenas sobre as palavras que você diz, mas também sobre como você as diz e se expressa.
Abelardo fez uma pausa para refletir sobre o ensinamento, reconhecendo a real importância de se expressar de maneira autêntica e aberta.
Dr. Thomas: – Outro aspecto crucial em nossa comunicação, como deve ter percebido, é a empatia. Devemos escutar com empatia. Tente entender os sentimentos e necessidades das pessoas com quem você se comunica, coloque-se no lugar delas, tente sentir o que as aflige e as motiva. Isso cria conexões mais profundas e reais.
Abelardo, silente e buscando incorporar as lições, pensou em como isso poderia melhorar seus relacionamentos e sua comunicação.
Dr. Thomas: – Sr. Abelardo, para evitar explosões de raiva, descontrole e julgamentos desnecessários, pratique o autocontrole emocional. Analisar previamente os casos e encontrar saídas, antes de se posicionar, encontrar a melhor solução e a forma correta de se expressar, respirar fundo e contar até dez antes de responder, tudo isto pode ajudar a manter a calma em situações desafiadoras.
Abelardo, reconhecendo o valor do aprendizado e a necessidade de evoluir, buscando melhoria em seus relacionamentos, se comprometeu a controlar sua raiva e responder de maneira mais ponderada.
Dr. Thomas: – Por fim, Abelardo, manifeste gratidão. Reconheça os momentos em que a comunicação foi eficaz e valorize as pessoas em sua vida. O elogia e a arma que desarma e aproxima.
Abelardo saiu do consultório mais leve e seguro de que o conjunto de ferramentas transmitidas para melhorar sua comunicação poderiam lhe ajudar muito. Abelardo estava mais seguro de como se conduzir e determinado a ser mais amável, sincero, respeitoso e empático em suas interações.
Dr. Thomas: – Abelardo, lembre-se de que a comunicação é uma habilidade que pode ser desenvolvida com prática e paciência. Portanto, ao observar seus sentimentos e necessidades, sem julgamentos morais sobre si mesmo ou os outros, você pode construir relacionamentos mais saudáveis e significativos. Além disto, aprenda a observar as pessoas, suas atitudes e expressões dizem muitos sobre o momento e o sentimento momentâneo.
E a todos os leitores, que possamos aprender como o Sr. Abelardo, a melhorar nossa forma de tratamento, observar nossos sentimentos e necessidades, e comunicar com empatia. Uma comunicação mais saudável pode abrir portas para relacionamentos mais enriquecedores e significativos em nossas vidas.