Falta de discernimento; Ação, dito ou procedimento que revela ausência de inteligência; Asneira; Expressão ou atitude que indica indelicadeza e incivilidade; Grosseria. Estas são apenas algumas das definições para o substantivo “estupidez” nos dicionários. Tiago Pavinatto, advogado, professor e doutor em Direito, vai além: a estupidez, por se sustentar na mentira, é um fenômeno que odeia a verdade.
Autor do livro Estética da Estupidez – A Arte da Guerra Contra o Senso Comum, lançamento da editora Almedina Brasil, Pavinatto expõe o estúpido como um sujeito dual. Ele pode utilizar a estupidez para manipular seus pares ou se aproveitar dela para seguir confortável na posição de acomodado, sem curiosidade, revoltado, preconceituoso e violento.
O livro é fruto do compromisso particular do advogado em desmascarar o pensamento estúpido, fortalecido após ataques homofóbicos direcionados ao ator e humorista Paulo Gustavo, em maio de 2021. Na época, um pastor evangélico chegou a declarar que orava pela morte do artista enquanto ele enfrentava as complicações da Covid-19, que se confirmariam fatais.
Segundo Pavinatto, o lançamento reflete sobre o significado da verdade neste momento singular da história. Ao debater conceitos relacionados à ciência e religião, o livro instrumentaliza o combate à estupidez. O leitor terá acesso às ferramentas para identificar e entender como o estúpido domina e é dominado.
A obra instiga a autoavaliação e reforça a importância da coragem de pensar além. Para o autor, Estética da Estupidez é um convite à ética, uma oportunidade de repensar crenças e valores.
Ficha técnica
Livro: Estética da Estupidez – A Arte da Guerra Contra o Senso Comum
Autores: Tiago Pavinatto
Editora: Almedina Brasil
ISBN: 9786586618778
Páginas: 208
Formato: 16 x 23 x 1,2
Preço: R$ 89,00
Onde encontrar: Editora Almedina
Sobre o autor – Tiago Pavinatto é advogado e parecerista, professor, Doutor, Mestre, Pós-Graduado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo do Largo São Francisco (USP). Escritor e colunista, é chairman do Conselho de Diretores do Instituto Roccasecca Conhecimento. Integra ainda o time de especialistas da série “Investigação Criminal: Crimes Perversos”, exibida pela AXN, AmazonPrime e SBT.
Editora – Fundada em 1955, em Coimbra, a Almedina orgulha-se de publicar obras que contribuem para o pensamento crítico e a reflexão. Líder em edições jurídicas em Portugal, a editora publica títulos de Filosofia, Administração, Economia, Ciências Sociais e Humanas, Educação e Literatura. Em seu compromisso com a difusão do conhecimento, ela expande suas fronteiras além-mar e hoje traz ao público brasileiro livros sobre temas atuais, em sintonia com as necessidades de uma sociedade em constante mutação.