Aleksa Marques / Da Redação
A flor dos ipês vai muito além da beleza. De um cheiro adocicado e cores exuberantes, ela pode também enfeitar seus pratos e ser consumida. Isso mesmo, você não entendeu errado. Werica Valim, engenheira agrônoma, geógrafa e doutoranda em proteção de plantas explica que ela pode ser tranquilamente utilizada na preparação de molhos, saladas, chocolates e farofas, por exemplo, desde que bem higienizada. “Apesar do cheiro doce, o sabor é mais amargo, lembrando um agrião”, explica.
E não somente embeleza os pratos, mas também as cidades por todo o Brasil. O ipê é a árvore ornamental mais plantada no país e surgiu quando na Terra se desenvolveram as plantas com flores. “As prefeituras costumam utilizar o ipê em lugares estratégicos da cidade: uma por ser de fácil manutenção e outra porque deixa a cidade muito mais colorida. As pessoas querem tirar fotos e levar as famílias para apreciar”, disse.
No geral, as árvores de flor rosa aparecem de junho a agosto, depois vem as amarelas em julho e setembro e, as mais raras que são as brancas, entre agosto e outubro. Mas a profissional lembra que isso pode variar muito dependendo da quantidade de chuvas ou irrigação, do clima e até mesmo do microclima de onde está inserida a planta.
A agrônoma fala ainda que a árvore fica adulta e começa a florescer de dois a três anos após o plantio e precisa de cuidados básicos como água a cada dois dias e adubos para fortalecer o crescimento nos primeiros meses de vida. “Para se ter em casa, quando você compra uma muda, você precisa ter noção da altura que ela vai ficar. Para deixá-la mais compacta, você tem que podar a cada dois meses para que ela cresça menos.”
Além disso, Werica indica uma receita de adubação para fazer. Você vai precisar de 50g de uréia, 50g de superfostato e 50g de cloreto de potássio. Misture tudo e coloque em forma de coroa ao redor da planta a cada seis meses. Desse jeito ela irá crescer com mais força e vigor.
Curiosidades sobre o Ipê
– Pouquíssimas pessoas sabem que o ipê é considerado uma PANC, uma planta alimentícia não convencional. Você pode adicionar a sua salada, por exemplo, flores de ipê, folhas e até mesmo o caule. Tem cheiro adocicado e sabor mais amargo;
– Ela é considerada a flor símbolo do Brasil. Em 1961, quando Jânio Quadros era Presidente da República, ele aprovou o Projeto n. 3.380/61, que declara o Pau-Brasil árvore nacional e o Ipê Amarelo, a flor nacional. Isso porque ele floresce em setembro, mês em que se comemora a Independência do Brasil e fica com as cores da bandeira;
– Ela pode chegar a 35 metros de altura e 80 centímetros de diâmetro;
– Seus nomes, tanto científico quanto popular, vêm do tupi-guarani: ipê significa “árvore de casca grossa”.
– Há mais de 100 espécies podendo ter flores rosas, roxas, amarelas, brancas e verdes;
– A florada dura de 7 a 15 dias e depende muito do clima, da parte hídrica, da região de onde está plantada e até da ação do vento;
– Pode durar mais de 100 anos dependendo do manejo;
– É considerada uma madeira nobre sendo utilizada na produção de instrumentos musicais, móveis e até decks de piscinas por ser resistente, desde que seja legalizada;
– As plantas guardam reservas hídricas para serem polinizadas por aves, abelhas, vespas, morcegos, mariposas e assim emitirem suas flores.
– Suas sementes são “aladas”, para que possam voar o mais longe possível e disseminar sua espécie por todos os cantos da cidade.
Portanto, da próxima vez que você ver uma árvore florida ou tirar uma foto junto às flores de ipê, saberá que ela não é somente bonita, e sim, repleta também de importância e significados.