Texto: Adão Ribeiro
Pesquisa: Vera Longo
Na década de 1990, um serviço novo chamava a atenção da comunidade paranavaiense: o Procon Municipal. Em âmbito estadual o serviço data de março de 1991 quando foi implantado o Departamento Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor.
Em Paranavaí, uma dupla ficou muito conhecida pelo trabalho de fiscalização e pesquisa do Procon: Asterio e Arboleia. Era comum ver os dois em lojas, supermercados, livrarias e outros estabelecimentos.
A parte da fiscalização até gerava um desconforto, mas no geral, a coisa fluía e eles trocavam ideias com comerciários e comerciantes. Já a pesquisa sempre aquecia a boa briga entre concorrentes para conferir e divulgar o dono do menor preço aferido pelo Procon. A pesquisa saía e lá iam alguns lojistas remarcar para baixo. Era pesquisa de Páscoa, de Natal, da cesta básica, material escolar…
Material escolar. A foto é de 10 de fevereiro de 1995 e mostra Arboleia e Asterio (nesta ordem), em uma livraria muito conhecida na cidade. Era tempo de volta às aulas e os servidores municipais sempre alertavam que a pesquisa funcionava como um norteador, já que não havia (e não há) tabelamento de preços para quaisquer produtos verificados. A pesquisa em questão foi publicada no DN com o título: “Procon divulga lista de preço para o material escolar”.
Asterio Daniel e Sebastião Arboleia permanecem na ativa. Atualmente trabalham na Secretaria da Fazenda do Município de Paranavaí. O Diário do Noroeste acompanhou diversos trabalhos em campo e sempre foi atendido de forma solícita pela dupla. A foto que publicamos hoje faz parte do acervo.
Nota da Redação: Se você tem uma foto “daquele tempo” e queira compartilhar, envie para paranavai@diariodonoroeste.com.br contendo informações como data, evento, nomes, etc..