O Conselho de Medicina do Paraná realizou, na manhã deste domingo (23), a sua tradicional solenidade comemorativa do dia do médico homenageando profissionais que completaram 50 anos de formados com histórico ético exemplar. A entrega do Diploma de Mérito Ético alcançou duas centenas de profissionais, formados em sua maioria pela UFPR, Católica e Universidade Estadual de Londrina, esta com a primeira turma. O evento ocorreu no Teatro Positivo, em Curitiba, e foi prestigiado por familiares e convidados dos homenageados, muitos deles professores de cursos médicos.
Composição da mesa diretora.
Esta foi a 37ª edição anual do dia do médico, que tem a sua data em 18 de outubro. Além da diplomação pelo Jubileu de Ouro, a cerimônia teve ainda a entrega da Medalha de Lucas – Tributo ao Mérito Médico, instituída em 1996 sob inspiração em Lucas Evangelista, o Patrono dos Médicos, e que propõe homenagear médicos com destacado papel social e humanitário.
O pediatra Luiz Ernesto Pujol, que tem 49 anos de formado, foi a personalidade reverenciada este ano. Ele foi um dos idealizadores do projeto Dedica, direcionado à atenção e proteção de crianças vítimas de violência. Tem histórico relevante em prol de do humanismo e conhecimento, já tendo ocupado a presidência do Conselho de Medicina no período de junho de 2015 a janeiro de 2017. Atualmente ele é secretário-geral do CRM-PR. A Medalha de Lucas foi instituída em 1996 e até hoje já foi conferida a 19 médicos.
O pediatra e professor Marcos Parolim Cecatto, também da mesma turma da UFPR, recebeu o seu diploma pelas mãos de sua professora, orientadora de mestrado e tia, a Dra. Leide Parolin Marinoni, formada em 1955 e que recebeu idêntica homenagem em 2005. Hélcio Bertolozzi Soares, formado pela PUCPR e ex-presidente do CRM-PR, recebeu o diploma pelas mãos do filho médico, Luís Guilherme Sanches Soares, e do atual presidente do Conselho, Roberto Yosida, ambos gineco-obstetras, como o homenageado.