(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

TRIBUTO

A homenagem aos profissionais que são exemplos éticos da medicina

O Conselho de Medicina do Paraná realizou, na manhã deste domingo (23), a sua tradicional solenidade comemorativa do dia do médico homenageando profissionais que completaram 50 anos de formados com histórico ético exemplar. A entrega do Diploma de Mérito Ético alcançou duas centenas de profissionais, formados em sua maioria pela UFPR, Católica e Universidade Estadual de Londrina, esta com a primeira turma. O evento ocorreu no Teatro Positivo, em Curitiba, e foi prestigiado por familiares e convidados dos homenageados, muitos deles professores de cursos médicos.

Composição da mesa diretora.

Esta foi a 37ª edição anual do dia do médico, que tem a sua data em 18 de outubro. Além da diplomação pelo Jubileu de Ouro, a cerimônia teve ainda a entrega da Medalha de Lucas – Tributo ao Mérito Médico, instituída em 1996 sob inspiração em Lucas Evangelista, o Patrono dos Médicos, e que propõe homenagear médicos com destacado papel social e humanitário.

O pediatra Luiz Ernesto Pujol, que tem 49 anos de formado, foi a personalidade reverenciada este ano. Ele foi um dos idealizadores do projeto Dedica, direcionado à atenção e proteção de crianças vítimas de violência. Tem histórico relevante em prol de do humanismo e conhecimento, já tendo ocupado a presidência do Conselho de Medicina no período de junho de 2015 a janeiro de 2017. Atualmente ele é secretário-geral do CRM-PR. A Medalha de Lucas foi instituída em 1996 e até hoje já foi conferida a 19 médicos.

O pediatra e professor Marcos Parolim Cecatto, também da mesma turma da UFPR, recebeu o seu diploma pelas mãos de sua professora, orientadora de mestrado e tia, a Dra. Leide Parolin Marinoni, formada em 1955 e que recebeu idêntica homenagem em 2005. Hélcio Bertolozzi Soares, formado pela PUCPR e ex-presidente do CRM-PR, recebeu o diploma pelas mãos do filho médico, Luís Guilherme Sanches Soares, e do atual presidente do Conselho, Roberto Yosida, ambos gineco-obstetras, como o homenageado.

Compartilhe: