O cérebro é a principal ferramenta de um empreendedor, é através dele que decisões importantes para o futuro da empresa são tomadas e inovações são implementadas em um negócio, assim, entender como ele funciona é essencial para saber usá-lo da melhor forma, para, para isso existem um ramo da neurociência voltado especificamente para a compreensão do comportamento do cérebro no meio empresarial, o neurobusiness.
O que é o neurobusiness – O neurobusiness é um campo derivado da neurociência que compreende diversas outras áreas da ciência como neurogestion, neuroeconomia, neuromarketing, dentre outros.
Seu principal objetivo é entender como o cérebro funciona no meio empresarial e como usar a compreensão desses processos para melhorar a produtividade e assertividade do trabalho, auxiliando na otimização e crescimento do negócio.
O uso do neurobusiness por empresas tem se popularizado cada vez mais por estimular a criatividade e ajudar a implementar ações estratégicas na empresa.
Áreas da ciência que compõem o neurobusiness
O neurobusiness utiliza conhecimentos de diversas áreas para entender o cérebro no mundo dos negócios, é o que explica o estudo “Neurobusiness e sua aplicação como forma de otimizar o seu negócio”, liderado pelo PhD neurocientista Dr. Fabiano de Abreu Agrela, e publicado pela Revista Multidisciplinar de Ciência Latina.
De acordo com o estudo, algumas das áreas que compõem o neurobusiness são: Neuroeconomia, neurocontabilidade, neuromarketing, neurosales, neuromanagement e neuroliderança.
Neuroeconomia – É um campo interdisciplinar que busca compreender o processo de tomada de decisões e entender seu funcionamento em situações de risco, preferências pessoais e o impacto de pressões externas nesse processo.
Neurocontabilidade – “Estuda o indivíduo, a tomada de decisões financeiras, como ele recebe informações contábeis e como você decide investi-las”, afirma o artigo.
Neuromarketing – Utiliza a neurociência para otimizar estratégias de marketing com base no entendimento do comportamento dos consumidores, podendo definir também os impactos emocionais do produto.
Neurosales – Busca entender como funciona o cérebro dos consumidores e como estimulá-los a comprar.
“As neurosales são um campo abrangente e complementar de neuromarketing. É possível mapear o comportamento dos potenciais clientes, descobrir quais produtos eles têm maior capacidade de venda, tendências e até mapear o perfil de cada candidato para vendedor”.
Neuromanagement – Consiste na utilização da neurociência na gestão de negócios e na compreensão do processo de tomada de decisões no ambiente organizacional.
Neuroliderança – Ramo da neurociência que busca auxiliar na gestão de pessoas através do uso de técnicas da neurociência, identificando métodos mais eficazes para um líder utilizar com sua equipe.
“É a aplicação de estudos neurocientíficos sobre comportamento de líderes, sua maneira de pensar, seu relacionamento com gestores, parceiros e concorrentes, e sua forma para tomar decisões sob pressão”.
“A neurociência veio para mostrar o caminho para o mundo executivo. Ele pode estimular os resultados usando o neurobusiness como fonte de conhecimento, criando novos técnicas e abordagens, delineando a tomada de decisões, apesar de toda a excitação, temos que ter em mente que este é um trabalho diário, não uma fonte de eventos milagrosos” ressalta o artigo.
Com base nos estudos sobre neurobusiness, o Dr. Fabiano de Abreu lançará um curso este ano com conceitos próprios para auxiliar empreendedores na aplicação do neurobusiness, o curso será lançado pela Logos University Internacional nos Estados Unidos e em parceria com universidades da américa latina também será produzido em português e espanhol no Brasil, Bolívia, Espanha e México.
“Realizei um estudo com base nos melhores artigos e acrescentei métodos próprios […] Para o curso não só foram acrescentadas e aprimoradas técnicas, como também todos os módulos do curso são baseados em artigos científicos publicados.” Acrescenta Dr. Fabiano.