REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
Os consumidores já estão em busca do presente ideal para o Dia das Crianças. O empresário Vinícius Fameli de Oliveira, proprietário de uma loja de brinquedos de Paranavaí, afirma que percebeu aumento no fluxo de clientes desde o início da semana e espera que os próximos dias sejam ainda melhores. Estima vender pelo menos 15% a mais do que no mesmo período do ano passado.
Em 2020, a pandemia de Covid-19 interferiu de maneira negativa nas atividades econômicas e exigiu a adoção de medidas para conter a transmissão da doença. Ainda não havia vacina disponível para os brasileiros e as pessoas mantinham o isolamento social de maneira mais intensa. O cenário agora é outro, pondera Oliveira, e os clientes estão mais seguros para sair de casa.
Para aqueles que preferem manter o distanciamento e fazer as compras virtualmente, a empresa oferece ferramentas digitais. As negociações pelas redes sociais e pelo site facilitaram o acesso dos consumidores ao catálogo de brinquedos da loja. A adaptação no formato de vendas se tornou necessária durante a pandemia e trouxe resultados positivos, diz Oliveira.
Segundo o empresário, os itens mais procurados nesta época do ano são as tradicionais bonecas Barbie e os carrinhos Hot Wheels. Os personagens de desenho animado e de programas infantis, por exemplo, Patrulha Canina, e os heróis de histórias em quadrinho, filmes e séries também chamam a atenção.
Comemorado em 12 de outubro, o Dia das Crianças coincide com o Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, por isso, é feriado nacional. Neste ano, será uma terça-feira. Até lá, haverá dois fins de semana, ambos com as lojas do Centro e dos bairros de Paranavaí abrindo aos sábados das 9h às 17h. Oportunidade para os consumidores da cidade e de toda a região fazerem as compras para as comemorações da data especial.
Retomada econômica – A expectativa da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap) projeta crescimento de 5% em relação ao ano passado. O índice leva em conta a retomada da economia que se desenha aos poucos, após o avanço da vacinação contra a Covid-19 e a queda nos números de casos positivos, internamentos e mortes pela doença.
O gerente-executivo da Aciap, Carlos Henrique Scarabelli, avalia que o mercado tem confirmado essa tendência de alta no consumo. Levando em conta a base de dados da entidade, agosto teve variação positiva de 7,08%.
Os reflexos da retomada econômica podem ser percebidos na geração de postos de trabalho, como aponta o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Governo Federal: em agosto, o comércio de Paranavaí foi responsável por 56 contratações. Indústria e agropecuária também tiveram aumento na geração de empregos, mas a construção civil sofreu baixa nesse quesito.