O Programa de Pós-Graduação em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar (PPIFOR), da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), está com inscrições abertas para uma nova turma de mestrado acadêmico em Paranavaí. O processo seletivo disponibiliza 25 vagas, destinadas a portadores de diploma de licenciatura em qualquer área do conhecimento.
As inscrições podem ser realizadas de 21 de janeiro a 18 de fevereiro de 2026, de forma totalmente virtual, pelo e-mail ppifor.ensino@unespar.edu.br. Todas as informações sobre documentação exigida, linhas de pesquisa, critérios de seleção, políticas afirmativas e demais etapas do processo constam no edital do programa.
Formação docente e pesquisa em foco
De acordo com a professora Márcia Marlene Stentzler, coordenadora do PPIFOR, o programa busca candidatos comprometidos com a educação básica e com interesse em aprofundar a formação acadêmica por meio da pesquisa.
“Buscamos licenciados, de qualquer área de conhecimento, preocupados com as condições de ensino nas escolas de educação básica e que tenham interesse em se inserir no mundo da pesquisa acadêmica. Pessoas com dedicação e disposição para enfrentar novos desafios”, afirma.
O mestrado tem como proposta central a formação interdisciplinar de professores, articulando teoria, prática e pesquisa, a partir de problemáticas reais do contexto educacional.
Reconhecimento nacional e excelência acadêmica
Na última avaliação quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o PPIFOR recebeu conceito 5, a nota máxima atribuída a programas que ofertam exclusivamente o curso de mestrado. O reconhecimento consolida o programa no cenário nacional da pós-graduação.
“É uma conquista histórica para a Unespar e para o Programa que agora está consolidado. Esse reconhecimento é resultado de muito trabalho e compromisso da Universidade, da direção do campus, do corpo docente e dos alunos que se dedicaram, por meio de produções, organização de eventos, participação em projetos, escrevendo e publicando resultados de suas pesquisas. Os futuros mestrandos terão a oportunidade de se qualificar junto a um programa com qualidade e reconhecimento nacional”, destaca a coordenadora.
Impactos na formação e na carreira profissional
Segundo Márcia Stentzler, o conceito 5 amplia as possibilidades de atuação do programa, fortalece a produção científica e repercute diretamente na trajetória profissional dos egressos.
“O conceito 5 nos desafia para novas perspectivas formativas, de projetos e de inserção na comunidade, em âmbito nacional e internacional. A produção científica é resultado de um problema real, analisado com base na metodologia científica, entretecendo base teórica e realidade socioeducativa”, explica.
Segundo ela, o processo formativo do mestrado contribui diretamente para a melhoria das práticas pedagógicas e para o fortalecimento de ações formativas nas escolas e em outros espaços educativos. “O processo formativo retroalimenta a prática pedagógica, e os mestrandos, em conjunto com seus orientadores, desenvolvem oficinas e outras atividades formativas que contribuem com o desenvolvimento de diferentes espaços educativos”, completa.
Com inscrições abertas até fevereiro, o PPIFOR se apresenta como uma oportunidade estratégica para professores que desejam qualificação acadêmica, crescimento profissional e atuação mais crítica e transformadora no campo da educação.



