Teve início nesta sexta-feira (26), na Universidade Estadual de Maringá, o curso de treinamento em irrigação destinado a profissionais do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR)/Iapar/Emater. É uma iniciativa envolvendo a Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento (Seab), a Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e a UEM, por meio do Departamento de Agronomia e o Centro de Treinamento em Irrigação (CTI), local do evento.
Sob a coordenação do professor Roberto Rezende, do DAG, o curso, com a duração de dois anos, irá capacitar os alunos, em aulas teóricas e práticas, quanto ao planejamento, o dimensionamento e o manejo de sistemas de irrigação em lavouras. Com isso, a ideia, além de potencializar a prática para todo o Estado, é promover o incremento de renda, emprego e a melhoria da qualidade de vida dos agricultores, especialmente os pequenos.
As aulas serão ministradas por professores dos departamentos de Agronomia e de Ciências Contábeis (DCC) da UEM, e ainda por um pesquisador do IDR. A cooperação entre o CTI da universidade e o governo do Estado, visando contribuir com o desenvolvimento da agricultura paranaense, será de fundamental importância para disseminar a técnica da irrigação nos municípios.
O Paraná possui somente 1,7% da área agricultável fazendo uso da técnica. Com cursos desta natureza, iniciados nesta sexta-feira, acredita-se que é possível tornar o Estado mais sustentável sob o ponto de vista ambiental.
A cerimônia de abertura do evento reuniu representantes da UEM, de cooperativas agrícolas, da associação de prefeitos da região (Amusep) e dos parceiros envolvidos na realização do curso.
O Centro de Treinamento tem como principal função difundir e divulgar as novas tecnologias e práticas de irrigação, além de abrigar as casas de vegetação dos grupos de pesquisa de fitotecnia e a horta de ensino.