Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
A homenagem foi marcada pela emoção

PARANAVAÍ

Academia de Letras e Artes homenageia Saul Bogoni

ADÃO RIBEIRO

Adao@diariodonoreste.com.br

Titular da Cadeira Número Três, o professor e jornalista Saul Bogoni, falecido no dia 9 de maio de 2020, foi homenageado pela Academia de Letras e Artes de Paranavaí (Alap). Acadêmicos, familiares e amigos se reuniram para a Sessão da Saudade, no Colégio Estadual, onde Saul Bogoni foi professor e diretor.

Os integrantes da Academia destacaram as virtudes de Saul, que eternizou seu nome na história paranavaiense em 72 anos dedicados à educação, ao serviço público e à história da região.

Presidente da sessão, Renato Benvindo Frata falou das características do homenageado. Nas suas palavras, um homem conciliador e que sempre tinha uma palavra de incentivo.

O professor Flávio Brandão, orador na reunião, pontuou a generosidade e a forma simples de Bogoni para resolver problemas. Ressaltou ainda a sua capacidade como jornalista e colunista político do Diário do Noroeste.

O acadêmico José Aparecido Cauneto disse que Saul teve a vida pautada pela resistência. “Ele parou de resistir, não de existir”, sintetizou, lembrando a data do falecimento do professor e jornalista.

Gersonita Elpídio dos Santos e Cristina de Camargo Leite enviaram mensagens, lidas durante o evento. Chico Ramos, integrante da Alap, complementou que Saul também foi fundador e muito atuante no Rotary Club Fazenda Brasileira.

Emocionada, a secretária de Educação de Paranavaí, Adélia Paixão, aluna do professor Saul Bogoni, citou sua generosidade e amor pela educação e pelos alunos. Na mesma linha, Daniela Simonetti, presidente da Alap, mencionou o primeiro contato com Saul Bogoni, quando ainda muito jovem foi convidada para integrar a Academia.

Ao final, foi apresentado um vídeo com momentos da carreira de Saul Bogoni, material produzido pelo filho Cleber Bogoni. O homenageado é autor do livro “Fastos da História de Paranavaí no Contexto do Paraná”, publicado após sua morte. A esposa Nilceia recebeu a homenagem em nome da família.

Compartilhe: