Em cerimônia singela, dirigida por Paulo Vitola, durante a sessão-almoço de encerramento das atividades de 2025, no Restaurante do Senac, a nova diretoria da Academia Paranaense de Letras tomou nesta posse terça-feira (9).
Encabeçada por Ernani Buchmann, que já dirigiu a Academia no quinquênio 2017 e 2021, a nova direção da entidade tem Ney José de Freitas na vice-presidência; Luiz Felipe Leprevost na primeira-secretaria; Paulo Venturelli na segunda-secretaria; Paulo Vitola na tesouraria; Clèmerson Merlin Clève na diretoria-jurídica; Darci Piana, como diretor de patrimônio; Liana Camargo Leão, na diretoria de eventos; Dante Mendonça como diretor da biblioteca e Marta Morais da Costa, editora da revista APL.
Vitola fez um breve relato da sua gestão, marcada por intensa atuação em diversos setores da cultura: “É com sentimento de gratidão que encerro minha passagem pela presidência da Academia. Tenho certeza de que novas gestões saberão consolidar o que foi conquistado e tornar cada vez mais firme a posição da APL entre os agentes culturais importantes do Paraná e do Brasil”, destacou.
O novo presidente acentuou a importância da realização do 4º Congresso Brasileiro das Academias Estaduais de Letras, previsto para ser realizado em Curitiba em setembro de 2026: “A viabilização do Congresso já vem me tirando o sono”, confessou Buchmann. “Precisamos buscar recursos que não temos, para o que será necessário o apoio de todos, acadêmicos, poder público, patrocinadores e da sociedade”, finalizou. O vice-governador e diretor de patrimônio da nova gestão, Darci Piana, reafirmou seu apoio à diretoria, comprometendo-se a encontrar maneiras de concretizar a realização do Congresso.




