(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
O presidente da APL, Ernani Buchmann; o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, vice-governador do Paraná e acadêmico, Darci Piana, e o ex-presidente da APL, Paulo Vitola 
Foto: Tânia Buchmann
O presidente da APL, Ernani Buchmann; o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, vice-governador do Paraná e acadêmico, Darci Piana, e o ex-presidente da APL, Paulo Vitola Foto: Tânia Buchmann

CULTURA

Academia Paranaense de Letras tem nova diretoria

Em cerimônia singela, dirigida por Paulo Vitola, durante a sessão-almoço de encerramento das atividades de 2025, no Restaurante do Senac, a nova diretoria da Academia Paranaense de Letras tomou nesta posse terça-feira (9).

Encabeçada por Ernani Buchmann, que já dirigiu a Academia no quinquênio 2017 e 2021, a nova direção da entidade tem Ney José de Freitas na vice-presidência; Luiz Felipe Leprevost na primeira-secretaria; Paulo Venturelli na segunda-secretaria; Paulo Vitola na tesouraria; Clèmerson Merlin Clève na diretoria-jurídica; Darci Piana, como diretor de patrimônio; Liana Camargo Leão, na diretoria de eventos; Dante Mendonça como diretor da biblioteca e Marta Morais da Costa, editora da revista APL.

Vitola fez um breve relato da sua gestão, marcada por intensa atuação em diversos setores da cultura: “É com sentimento de gratidão que encerro minha passagem pela presidência da Academia. Tenho certeza de que novas gestões saberão consolidar o que foi conquistado e tornar cada vez mais firme a posição da APL entre os agentes culturais importantes do Paraná e do Brasil”, destacou.

O novo presidente acentuou a importância da realização do 4º Congresso Brasileiro das Academias Estaduais de Letras, previsto para ser realizado em Curitiba em setembro de 2026: “A viabilização do Congresso já vem me tirando o sono”, confessou Buchmann. “Precisamos buscar recursos que não temos, para o que será necessário o apoio de todos, acadêmicos, poder público, patrocinadores e da sociedade”, finalizou. O vice-governador e diretor de patrimônio da nova gestão, Darci Piana, reafirmou seu apoio à diretoria, comprometendo-se a encontrar maneiras de concretizar a realização do Congresso.

Compartilhe: