Com as temperaturas mais amenas, a Ação Inverno – Curitiba que Acolhe foi encerrada no último sábado (15/10). Desde que teve início em 15 de maio, a ação que é desenvolvida todos os anos pela Prefeitura, através da Fundação de Ação Social (FAS), para proteger as pessoas em situação de rua do frio intenso realizou 57.137 abordagens sociais e 166.095 acolhimentos.
Todos os dias, 1.227 pessoas, em média, foram acolhidas em casas de passagem, hotéis sociais, república para migrantes e unidades de acolhimento, inclusive para idosos, do município ou parceiras, onde puderam fazer a higiene, receber roupas limpas, se alimentar e dormir protegidas.
“Durante os cinco meses de trabalho, as equipes da FAS (Fundação de Ação Social) buscaram acolher, mas mais do que isto, garantiram direitos e trabalharam para que as pessoas em situação de rua pudessem superar essa triste condição, fazer novos projetos de vida ou retornar para suas famílias”, diz o prefeito Rafael Greca.
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Ação prorrogada
Diferente dos anos anteriores, a Ação Inverno 2022 foi prorrogada por duas vezes e, com isto, contou com 30 dias a mais de trabalho. A medida foi adotada em função das baixas temperaturas e da chuva registradas na cidade em setembro e na primeira quinzena deste mês.
“Durante a ação percebemos que outras questões climáticas, além do frio, trazem impactos na vida das pessoas que ficam desprotegidas nas ruas, o que nos fez estender o trabalho de busca e oferta de atendimento”, explica a presidente da FAS, Maria Alice Erthal.
A Ação Inverno intensifica os trabalhos de abordagem social e oferta de serviços, principalmente de acolhimento a pessoas em situação de rua, que já são oferecidos pelo município 24 horas por dia e todos os dias da semana.
Para isso, a FAS amplia o número de unidades para acolhimento e promove as chamadas ações intensificadas, levando para as ruas mais equipes sempre em que há previsão de temperaturas mínimas abaixo de 8 graus. Este ano, as ações intensificadas foram realizadas das 18h a 1h, com o objetivo de ofertar serviços antes da madrugada, quando as temperaturas costumam ser mais baixas, evitando assim o risco de hipotermia.
Desde 15 de maio, a FAS realizou 70 ações intensificadas que exigiram a abertura de três casas de passagem emergenciais para dar conta da demanda.
A Ação Inverno contou, em média, com 1.332 vagas de acolhimento distribuídas em 27 unidades, número que chegou a 1.609, nas noites mais frias.
Retorno familiar
Durante as abordagens sociais, as equipes de educadores oferecem serviços e incentivam as pessoas a deixar as ruas. Entre eles a concessão de passagens rodoviárias gratuitas para que as pessoas possam voltar para suas famílias e municípios de origem.
Em cinco meses de Ação Inverno, a FAS reforçou a equipe da Casa da Acolhida e do Regresso (CAR), onde foram atendidas 2.824 pessoas, sendo que 1.592 receberam passagens, depois da entrevista social. O mesmo aconteceu com 234 pessoas atendidas na Central de Encaminhamento Social 24 Horas.
Ações intersetorias
Este ano, a Ação Inverno contou com ações intersetoriais de outras secretarias do município, como da Saúde que ofereceu apoio de profissionais do Consultório na Rua, durante as ações intensificadas para avaliação do quadro de saúde das pessoas encontradas nas ruas. Uma unidade de acolhimento emergencial foi aberta em parceria com a Defesa Civil e a Secretaria Municipal da Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN) garantiu alimentação para as quatro casas de passagem emergenciais usadas durante a ação.
Para ampliar o número de educadores sociais nas ruas e qualificar os serviços, a FAS contratou 27 educadores sociais na modalidade de Processo Seletivo Simplificado (PSS) e promoveu capacitações para os contratados e para as equipes da Central 156 e da abordagem social. Entre os temas tratados estiveram a identificação de sintomas que demandam atendimento emergencial de saúde.
Maria Alice explica que durante a Ação Inverno as equipes de abordagem social distribuíram 2.656 cobertores para as pessoas que não aceitaram acolhimento e estavam com pouco agasalho.
Aqueles que apresentam problemas de saúde têm atendimento especial da FAS. Além de serem monitorados constantemente pelas equipes, que já conhecem cada caso, eles são encaminhados para unidades de saúde do município. Em cinco meses de Ação Inverno, a FAS acionou o SAMU 114 vezes e realizou 731 encaminhamentos para Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) e Unidades Básicas de Saúde.
Animais de estimação
Como acontece desde 2019, os animais de estimação também são transportados com seus tutores para unidades de acolhimento que possuem canis. Para isso, a FAS mantém em suas kombis caixas para transportar animais de até médio porte.
FONTE: Prefeitura de Curitiba