(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

FEIRA INTERNACIONAL DA MANDIOCA

Aciap apresenta proposta para a realização da Fiman em novembro

A Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap) está finalizando os detalhes para a realização da terceira edição da Feira Internacional de Mandioca (Fiman). A intenção da entidade é promover o evento entre os dias 21 e 23 de novembro deste ano, no Parque Costa e Silva, onde foram realizadas as duas primeiras edições.

As edições anteriores da Feira também foram realizadas no mês de novembro, em 2016 e 2018. A pandemia da Covid-19 em 2020, que durou três anos, inviabilizou a continuidade da promoção, que agora está sendo retomada.

Para a realização do evento, a Aciap já conta com a parceria da Sociedade Rural do Noroeste do Paraná, Sindicato Rural de Paranavaí, Centro Tecnológico de Mandioca (Cetem), Prefeitura de Paranavaí e Governo do Paraná. Agora estão sendo convidados para participar da organização o Sindicato das Indústrias de Mandioca do Paraná (Simp) e a Associação Brasileira dos Produtores de Amido de Mandioca (Abam).

A proposta de realização da Fiman foi apresentada ao Simp, durante a reunião semanal da entidade, na última sexta-feira, dia 7, pelo CEO da Aciap, Carlos Henrique (Kaká) Scarabelli.

Na apresentação o executivo justificou a realização Fiman na cidade, lembrando que Paranavaí é polo da região que é maior a maior produtora brasileira de mandioca para fins industriais, cerca de 40%, e o Paraná responde por 70% de toda a fécula de mandioca produzida no país. “É o cenário ideal para unir forças, integrar o setor e identificar novos rumos. Serão três dias para trocar experiências, conhecer tecnologias, realizar parcerias e definir novos caminhos”, afirmou Scarabelli.

Com a realização da Fiman, os organizadores querem promover negócios, inclusive com empresas estrangeiras, estimular a ampliação da capacidade de produção e implantar na cadeia produtiva de mandioca uma cultura de inovação, entre outros objetivos.

A Feira pretende reunir em Paranavaí profissionais do setor industrial, produtores e fornecedores nacionais e interacionais da indústria de mandioca, indústrias nacionais e estrangeiras que utilizam o amido de mandioca como insumo e vastas e atacadistas de produtos à base de mandioca.

Números – Scarabellli apresentou números das duas edições anteriores da Feira, demonstrando que ela já estava em ascensão. Em 2016, por exemplo, a Fiman foi visitada por 4.500 pessoas e em 2018 foram 5.200 visitantes. No quesito expositores, o número saltou de 60 na primeira edição para 100 na segunda e o volume de negócios saltou de R$ 150 milhões para R$ 180 milhões.

Além da feira comercial, a Aciap está propondo fortalecer o evento com estandes de inovação. Além disso, serão programadas palestras, visitas técnicas, rodada de negócios e dia de campo.

Após a apresentação, o presidente do Simp, Eduardo Pasquini, se comprometeu a debater o assunto com os diretores e associados e avaliar a possibilidade de o Sindicato participar do evento. Pediu que a proposta da Feira fosse apresentada para a Abam, que também pode ser parceira do evento.

Setor é um dos maiores geradores de trabalho e renda na Região Noroeste
Compartilhe: