Seguindo as projeções nacionais, a estimativa é crescer 3% na comparação com o ano passado. A sugestão é que os lojistas adotem estratégias para atrair os consumidores
REINALDO SILVA
Da Redação
Com base em projeções nacionais, a Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap) estima que as vendas para o Dia das Crianças, celebrado em 12 de outubro, cresçam aproximadamente 3% em relação ao mesmo período do ano passado.
No cenário global, a data comemorativa não proporciona grandes resultados para o comércio varejista, mas as lojas especializadas em produtos infantis esperam alcançar e até superar o percentual indicado pela Aciap.
Se depender de consumidores como Cristiane Ferreira, o desempenho será positivo. Ela foi às compras na manhã de terça-feira (8) em busca de presentes para a prima e o sobrinho. Não fez os cálculos de quanto pretende gastar, optou por brinquedos que agradam as crianças, independentemente do valor.
Cristiane preferiu não deixar para os últimos dias, assim encontra ambientes mais tranquilos para escolher o que levar para os pequenos.
Diferentemente dos brinquedos, os itens de vestuário não costumam ter grande saída às vésperas do Dia das Crianças. Gerente de uma loja desse segmento em Paranavaí, Sandra Bressane comenta que o cenário é de “paradeira”, por isso não vislumbra números expressivos. “Estamos sem grandes expectativas.” A aposta da empresa está nas condições especiais de pagamento, apontadas como atrativo para os consumidores.
Estratégias
Vice-presidente de Comércio da Aciap, Antônio Cruz defende que os lojistas adotem, sim, estratégias de vendas para o Dia das Crianças. A divulgação da marca e dos produtos nas redes sociais é uma forma gratuita de propaganda. Instagram, Facebook, Tiktok e Google Ads são algumas possibilidades indicadas por ele.
No campo do atendimento presencial, Cruz sugere que os lojistas incentivem os vendedores a acolher os clientes de maneira humanizada, transformando o ato de compra em uma experiência que motive a consumir mais e resulte na fidelização. “Quem se dedicar mais, com certeza vai crescer.”
O vice-presidente de Comércio lembra que a Aciap promove capacitações em diversas áreas, inclusive com foco na preparação da equipe de atendimento, gestão de negócios e marketing. Nesse sentido, convida os empresários para participar de forma mais ativa, visando ao fortalecimento do comércio e, por consequência, da economia de Paranavaí.