REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
A Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap) tem expectativas positivas para o Dia das Mães e aposta na criatividade dos lojistas a fim de alcançar bons resultados. O gerente-executivo da entidade, Carlos Henrique Scarabelli, sugere que desenvolvam campanhas personalizadas, promovam sorteios e gerem engajamento. “Faz toda a diferença.”
A menos de 20 dias da data comemorativa, é importante que os comerciantes estejam preparados.
Levando em conta os períodos mais rentáveis para o comércio de Paranavaí, o Dia das Mães oscila entre a segunda e a terceira posição, atrás apenas do Natal, em dezembro, e eventualmente da Black Friday, em novembro.
Para este Dia das Mães, a Aciap estima crescimento de 9% a 14% em relação ao mesmo período de 2023. A projeção é baseada nos números positivos obtidos no primeiro trimestre deste ano, em média 11% a mais do que em janeiro, fevereiro e março anteriores. Os cálculos são feitos a partir das informações do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) e da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz).
Entre os fatores que podem garantir os percentuais esperados e até superá-los está o quadro de empregabilidade. “Paranavaí vem mantendo bons índices. A gente tem visto que o município vai muito bem”, avalia Scarabelli.
O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, mostra que Paranavaí teve saldo favorável em fevereiro de 2024. Foram 1.387 admissões e 1.024 desligamentos, ou seja, 363 contratações a mais do que demissões.
Por outro lado, o comércio precisa se preparar para interferências negativas. O gerente-executivo da Aciap cita dois fatores que podem atrapalhar o desempenho do setor: o preço do dólar, que sofreu variação de alta nos últimos dias e os indicadores de inflação.
Ontem, a moeda estadunidense alcançou a marca de R$ 5,12. A título de comparação, em 23 de fevereiro deste ano o dólar comercial custava R$ 4,98, mesmo valor registrado há aproximadamente um mês, em 22 de março.
CALENDÁRIO
Scarabelli lembra que tradicionalmente, o comércio de Paranavaí abre em horário estendido na sexta-feira que antecede o Dia das Mães. Desta vez não será diferente: no dia 10 de maio, as lojas do Centro e dos bairros atenderão das 9h às 22h. Sendo o segundo sábado do mês, o dia 11 de maio terá funcionamento das 9h às 17h.
O calendário comercial é definido a partir de negociações entre os sindicatos que representam comerciantes e comerciários, respectivamente Sivapar e Sindoscom. As datas especiais constam da Convenção Coletiva de Trbalho (CCT), documento que rege as relações trabalhistas da categoria.
A estratégia de abertura em horário diferenciado permite que mais pessoas prestigiem os estabelecimentos comerciais da cidade, inclusive consumidores da região.
CAMPANHA
O gerente-executivo da Aciap informa que este ano não haverá campanhas de cupons e sorteios de prêmios no Dia das Mães. A entidade investirá em ações publicitárias maciças com veiculação em diferentes empresas de comunicação, de todos os segmentos, para incentivar a compra no comércio de Paranavaí. Assim Scarabelli classifica: “Uma campanha criativa, interativa”.
A premiação será reservada ao período natalino, como tem acontecido ao longo dos últimos anos.