(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

PARANAVAÍ

Aciap incentiva lojistas a desenvolverem ações que atraiam clientes para o Dia das Mães

REINALDO SILVA

reinaldo@diariodonoroeste.com.br

A Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap) tem expectativas positivas para o Dia das Mães e aposta na criatividade dos lojistas a fim de alcançar bons resultados. O gerente-executivo da entidade, Carlos Henrique Scarabelli, sugere que desenvolvam campanhas personalizadas, promovam sorteios e gerem engajamento. “Faz toda a diferença.”

A menos de 20 dias da data comemorativa, é importante que os comerciantes estejam preparados.

Levando em conta os períodos mais rentáveis para o comércio de Paranavaí, o Dia das Mães oscila entre a segunda e a terceira posição, atrás apenas do Natal, em dezembro, e eventualmente da Black Friday, em novembro.

Para este Dia das Mães, a Aciap estima crescimento de 9% a 14% em relação ao mesmo período de 2023. A projeção é baseada nos números positivos obtidos no primeiro trimestre deste ano, em média 11% a mais do que em janeiro, fevereiro e março anteriores. Os cálculos são feitos a partir das informações do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) e da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz).

Entre os fatores que podem garantir os percentuais esperados e até superá-los está o quadro de empregabilidade. “Paranavaí vem mantendo bons índices. A gente tem visto que o município vai muito bem”, avalia Scarabelli.

O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, mostra que Paranavaí teve saldo favorável em fevereiro de 2024. Foram 1.387 admissões e 1.024 desligamentos, ou seja, 363 contratações a mais do que demissões.

Por outro lado, o comércio precisa se preparar para interferências negativas. O gerente-executivo da Aciap cita dois fatores que podem atrapalhar o desempenho do setor: o preço do dólar, que sofreu variação de alta nos últimos dias e os indicadores de inflação.

Ontem, a moeda estadunidense alcançou a marca de R$ 5,12. A título de comparação, em 23 de fevereiro deste ano o dólar comercial custava R$ 4,98, mesmo valor registrado há aproximadamente um mês, em 22 de março.

Lojas abrirão em horários diferenciados nos dias que antecedem a data festiva: sexta-feira das 9h às 22h e sábado das 9h às 17h. Foto: Arquivo DN

CALENDÁRIO

Scarabelli lembra que tradicionalmente, o comércio de Paranavaí abre em horário estendido na sexta-feira que antecede o Dia das Mães. Desta vez não será diferente: no dia 10 de maio, as lojas do Centro e dos bairros atenderão das 9h às 22h. Sendo o segundo sábado do mês, o dia 11 de maio terá funcionamento das 9h às 17h.

O calendário comercial é definido a partir de negociações entre os sindicatos que representam comerciantes e comerciários, respectivamente Sivapar e Sindoscom. As datas especiais constam da Convenção Coletiva de Trbalho (CCT), documento que rege as relações trabalhistas da categoria.

A estratégia de abertura em horário diferenciado permite que mais pessoas prestigiem os estabelecimentos comerciais da cidade, inclusive consumidores da região.

CAMPANHA

O gerente-executivo da Aciap informa que este ano não haverá campanhas de cupons e sorteios de prêmios no Dia das Mães. A entidade investirá em ações publicitárias maciças com veiculação em diferentes empresas de comunicação, de todos os segmentos, para incentivar a compra no comércio de Paranavaí. Assim Scarabelli classifica: “Uma campanha criativa, interativa”.

A premiação será reservada ao período natalino, como tem acontecido ao longo dos últimos anos.

Compartilhe: