REINALDO SILVA
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Sacolas nas mãos e sorriso no rosto. Edna Miguel dos Santos, de Paranavaí, ficou satisfeita com a compra antecipada para o Dia dos Pais. Levou bermudas e camisetas para os irmãos e conseguiu encontrar exatamente o que procurava. O segredo da consumidora? Antecipar-se. “A gente escolhe melhor, com mais calma.”
Neste ano, o Dia dos Pais será comemorado em 14 de agosto, segundo domingo do mês. Ainda faltam 16 dias, mas algumas lojas já estão preparadas, com as vitrines decoradas e promoções específicas para a ocasião. A gerente da Plaza Maganize, Renata Raquel Barbieri Ferreira da Costa, sugere que s clientes não deixem para os últimos dias. Quem chega antes encontra maior variedade e evita o movimento mais intenso.
O gerente-executivo da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap), Carlos Henrique Scarabelli, avalia que a iniciativa é positiva. A antecipação das estratégias de venda atrai a clientela e pode gerar crescimento.
Em 2021, as vendas para o Dia dos Pais tiveram alta de 8,6% na comparação com o mesmo período de 2020. A tendência para 2022 é manter o mesmo índice, com possibilidade de chegar a até 12%. “Talvez tenhamos uma surpresa em virtude do cenário econômico. Acreditamos que nos próximos dias a inflação dê uma aliviada”, afirma Scarabelli.
Em junho, a inflação oficial do País, baseada no Índice de Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), acelerou 0,67%. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foi a maior taxa para o mês desde 2018, então 1,26%. No acumulado do ano, a inflação é de 5,49%, percentual mais elevado para os seis primeiros meses desde 2015, quando chegou a 6,17%.
No início desta semana, o Boletim Focus do Banco Central trouxe a projeção da inflação de 2022, com recuo pela quarta vez consecutiva, passando de 7,54% para 7,30%.
Experiência – O gerente-executivo da Aciap considera fundamental que os empresários invistam no que chama de experiência. É garantir que os clientes se sintam acolhidos, sejam bem atendidos e tenham as melhores impressões sobre os produtos à venda. A experiência precisa ser única, exclusiva, assim o consumidor assimila a marca a algo especial em suas memórias. “É uma estratégia para encantar o cliente quando ele vem ao seu estabelecimento. É um fator preponderante para que ele volte.”
Scarabelli também propõe que os comerciantes firmem parcerias entre si. Corporativismo, associativismo. Exemplifica: o cliente faz a compra de determinado valor em uma loja de roupas e ganha serviços de manicure; no “casamento” entre o estabelecimento comercial e o salão de beleza, um ajuda o outro.
A dinâmica está se difundido principalmente pelas redes sociais. “Tem sido muito legal nas promoções do Instagram, por exemplo. Muitas empresas têm buscado esse tipo de parceria com outras e se complementam”, ilustra o gerente-executivo da Aciap.
No caso do Dia dos Pais, uma dica para os comerciantes é buscar os serviços de barbearias. “Pode impulsionar as vendas e atrair os clientes.”
Agosto – Scarabelli considera agosto um mês de “entressafra”, quando muitas lojas estão se preparando para o fim das vendas de inverno e a chegada da coleção de primavera. É propício para oferecer descontos e promover campanhas de queima de estoque.
O Dia dos Pais é uma oportunidade para alavancar essas iniciativas e se configura no quarto período mais importante para as vendas no comércio de Paranavaí, atrás do Natal, da Black Friday e do Dia das Mães.