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Foto: Ivan Fuquini
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COMÉRCIO DE PARANAVAÍ

Aciap projeta crescimento de 5% a 8% nas vendas para o Dia dos Pais

Para impulsionar o movimento de clientes nas lojas do Centro e dos bairros, haverá expediente diferenciado na sexta-feira, até as 22h, e no sábado, das 9h às 17h

REINALDO SILVA

Da Redação

A Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap) estima que as vendas para o Dia dos Pais neste ano cresçam de 5% a 8% em relação ao mesmo período de 2024. A projeção se baseia no desempenho do comércio nas datas comemorativas anteriores e em um levantamento feito junto aos associados.

De acordo com o presidente da Aciap, Ed Wilson, o crescimento depende das estratégias adotadas pelos comerciantes para atrair os consumidores, tais como promoções, campanhas temáticas e facilidades de pagamento. “Além disso, a data é tradicionalmente significativa para o varejo, e há um envolvimento cada vez maior dos lojistas para transformar a ocasião em uma experiência positiva para os clientes.”

Ed Wilson faz orientações aos comerciantes para que alcancem resultados positivos
Foto: Arquivo DN

O Dia dos Pais é a terceira data comemorativa mais importante para o setor varejista de Paranavaí, atrás apenas do Natal e do Dia das Mães, e movimenta diferentes segmentos: vestuário, calçados, perfumes e eletrônicos, além de bares e restaurantes, só para citar alguns exemplos.

Ed Wilson avalia: “Promover e valorizar datas como o Dia dos Pais é essencial para reforçar a importância de comprar no comércio local, que gera empregos, renda e desenvolvimento para toda a nossa comunidade”.

Nesse sentido, diz o presidente, mais do que focar o aumento no volume de vendas, é necessário destacar o Dia dos Pais como oportunidade para estimular o consumo consciente, que aquece a economia em um período intermediário do ano, quando o fluxo de vendas costuma ser mais baixo.

Opções de presente – Proprietária de uma loja de perfumes e cosméticos no Centro de Paranavaí, Kelli Marques afirma que a procura por presentes ainda não ganhou intensidade. Os próximos dias serão determinantes e a expectativa é alcançar crescimento de até 10% em relação ao ano passado.

Kelli Marques aposta em crescimento de 10% em relação às vendas do ano passado
Foto: Ivan Fuquini

Entre as sugestões apresentadas pela empresária estão produtos para a barba e itens de perfumaria. Há opções a partir de R$ 50, mas o valor médio de consumo costuma chegar à casa dos R$ 150.

A dica é não deixar para fazer a compra nos dias que antecedem a data comemorativa. “Se o cliente gosta de escolher, se quer montar um kit de acordo com o gosto do pai, o ideal é vir antes e escolher com calma.”

Até quinta-feira (7), as lojas do Centro e dos bairros de Paranavaí manterão expediente das 8h às 18h. Na sexta-feira (8), haverá atendimento até as 22h. No sábado (9), das 9h às 17h. Os horários estendidos também funcionam como estratégia para chamar a atenção dos consumidores. 

Orientação aos lojistas – O presidente da Aciap dirige orientações aos comerciantes de Paranavaí e ressalta que, mesmo com o pouco tempo restante, ainda é possível colocar em prática ações eficazes para atrair os consumidores.

Produtos para a barba e itens de perfumaria são opções para presentear os pais
Foto: Ivan Fuquini

A primeira dica é investir na vitrine e na comunicação visual, apostando em elementos de apelo emocional. A variedade de produtos é igualmente eficiente e agrada clientes de diferentes perfis.

“Também é importante divulgar nas redes sociais, mostrar os produtos disponíveis, fazer vídeos curtos e aproveitar os canais digitais para promover promoções-relâmpago e condições especiais de pagamento”, incentiva Ed Wilson.

Acrescenta: “Muitas compras são feitas de forma impulsiva ou de última hora, então facilitar o acesso, oferecer embalagens para presente e ampliar o horário de atendimento em determinados dias podem fazer diferença”.

E, acima de tudo, é essencial garantir atendimento satisfatório. Receber bem o cliente, entender o que procura e apresentar soluções com simpatia e agilidade contribuem para a construção de uma experiência de compra positiva, “e isso aumenta as chances de fidelização”, conclui o presidente da Aciap.

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