REINALDO SILVA
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Os cinco dias que antecedem 12 de outubro devem render aos lojistas crescimento de 5% a 7% nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado. A projeção é da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap) e leva em conta a chegada do Dia das Crianças. Para se ter uma ideia, em 2021 houve elevação de 3,8% na comparação com o recorte anterior.
Por se tratar de um segmento muito específico, os efeitos sobre a comercialização, de forma geral, são pequenos. “Dia das Crianças não é uma data tão movimentada e significativa para nosso calendário”, avaliou o gerente-executivo da Aciap, Carlos Henrique Scarabelli. A avaliação é que não há muitos ativos para crianças, portanto deve movimentar mais os setores voltados para roupas e calçados.
A despeito do comportamento dos consumidores de Paranavaí, em nível estadual eles estão dispostos a fazer compras para o Dia das Crianças. Uma sondagem da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) e pelo Sebrae/PR mostra que 74% têm a intenção de presentear os pequenos. É o maior percentual da série histórica da pesquisa, iniciada em 2016.
Os brinquedos devem ser os mais procurados, sendo a preferência de 55,6% dos entrevistados. Roupas e calçados aparecem logo depois, com 45,7% das intenções de compra. Em seguida, jogos educativos (9,6%), eletrônicos (8,5%), dinheiro (7,5%) e livros e afins (5,1%). Pessoas que fizeram opção por outros itens e que não souberam responder totalizaram 3,1%.
Quem ainda não comprou o presente do Dia das Crianças e prefere as lojas de rua, atenção: hoje é o último dia de funcionamento antes da data comemorativa, com funcionamento das 8h às 18h; no feriado, o comércio estará fechado. Os clientes que deixarem para quarta-feira poderão recorrer ao shopping, onde as lojas estarão abertas das 14h às 20h.
De acordo com Scarabelli, a expectativa de variação positiva de até 7% no comércio de Paranavaí leva em conta os resultados obtidos nos últimos meses, sempre com crescimento gradativo.
Ultrapassar essa marca e superar os prognósticos dependem também da dedicação dos empresários. O gerente-executivo da Aciap recomendou que adotem estratégias voltadas às crianças, atrativos que despertem o interesse e a vontade. “Muitas empresas utilizam a locação de brinquedos recreativos, algodão doce, pipoca, entre outros. Realmente funciona”, concluiu Scarabelli.