Ao escolherem o empresário Mouhammed Soumaille para receber a comenda Aciap Gralha Azul deste ano, a diretoria da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí e os membros do Conselho Deliberativo da entidade levaram em consideração toda a sua história de empreendedorismo e de comprometimento com o desenvolvimento de Paranavaí. A homenagem vai acontecer no dia 20 de outubro, durante o Jantar do Empresário, que será realizado no salão social da SPDC. A promoção é da Aciap e dos conselhos da Mulher Empresária (Aciap Mulher) e do Jovem Empresário (Aciap Jovem).
A comenda Aciap Gralha Azul foi criada no ano passado para, de acordo com o seu regulamento, homenagear pessoas que atingiram reconhecimento público nas suas atividades atuando com postura ética no desenvolvimento do trabalho, que impactou positivamente a economia de Paranavaí e que tenham comprovada participação na vida comunitária.
Homenageado – No ano passado o homenageado foi o industrial Gilberto Pratinha e este ano foi escolhido, também por unanimidade, o empresário Mouhammed Soumaille, que chegou à cidade em 1973. De lá para cá fez diversos investimentos gerando emprego e renda e fortalecendo a economia local. Nasceu no Vale do Beqqa.
O homenageado é libanês naturalizado brasileiro. Ele veio a Paranavaí em dezembro de 1973 para passar o natal daquele ano com os tios Ismail Ebrahim e Adelma. Gostou e ficou. Deixou no Líbano as lavouras de cereja, trigo, milho e oliveiras, que cultivava com a família. Deixou para trás também o curso de Direito, que frequentou durante um ano. Trabalhou por quatro anos na Casa dos Retalhos, dos tios, onde aprendeu a arte do comércio especialmente com Adelma.
Descendente do povo fenício, antiga civilização que se formou na região onde hoje está o Líbano e que se notabilizou pelo comércio, atravessando mares para vender seus produtos, Soumaille decidiu seguir os passos de seus ancestrais e aqui foi ser mascate para juntar dinheiro para ter sua própria loja. Enchia malas com confecções e percorria toda a região, visitando principalmente fazendas, onde comercializava seus produtos.
No ano de 1979 o homenageado atingiu sua meta e abriu o próprio negócio: abriu a Loja Progresso, na Avenida Getúlio Vargas. Empreendedor nato, em 1981 Soumaille abriu a Glevi’s primeiro a Glevi’s Ele & Ela e depois a Glevi’s Baby. Em 1990, ele adquiriu o prédio do antigo INPS e lá instalou a Grevi’s Décor.
Na década de 90, Mouhammed fez pesados investimentos no setor imobiliário: comprava imóveis, os reformava e depois alugava ou vendia. Nesse período ele mostrou mais claramente seu comprometimento com Paranavaí, pois chegou a comprar imóveis e adaptá-lo para determinadas empresas para garantir a instalação de um novo empreendimento ou sua permanência na cidade.
Foi também neste período que o empresário começou a investir no agro, com pomares de laranja, lavouras de mandioca e a pecuária com gado de corte.
Em 2006, com seu espírito empreendedor, Mouhammed começa uma obra que se tornou orgulho para a cidade: a construção do Shopping Cidade Paranavaí, uma obra de 9.500 m², que gera emprego e renda e fortalece a economia local.
Se tudo isso ainda não fosse motivo para a Aciap escolher Mouhammed Soumaille para ser homenageado, mais recentemente ele adquiriu a área conhecida como Chácara do Fuad. E já fez diversas construções voltadas para a Avenida Heitor Furtado. Mais um polo de geração de empregos.