A presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Paranavaí (Sindoscom), Leila Vanda Aguiar, disse que a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria pode ser assinada ainda esta semana. O documento define as relações entre patrões e empregados, apontando o índice de reajuste salarial, o calendário comercial, a jornada de trabalho e dezenas de outros itens.
Considerando que a validade do acordo anterior terminou no dia 31 de maio, a nova CCT deveria estar vigente a partir de 1º de junho, mas, tradicionalmente, o Sindoscom e o Sindicato do Comércio Varejista de Paranavaí (Sivapar) estendem as negociações, na busca por denominadores comuns.
Via de regra, as cláusulas mais polêmicas são as que tratam do percentual de aumento salarial dos comerciários e do calendário que define dias e horários de funcionamento dos estabelecimentos comerciais. Estão entre os últimos ajustes da negociação entre as duas entidades sindicais, informou Leila Vanda Aguiar.
Até que o acordo seja formalizado, as lojas do Centro e dos bairros de Paranavaí seguem funcionando de segunda a sexta-feira das 8h às 18h; nos dois primeiros sábados do mês, das 9h às 17h; e nos dois sábados seguintes, abertura das 9h às 13h. Quando os presidentes do Sindoscom e do Sivapar (Edivaldo Cavalcante) assinarem a CCT, o documento terá aplicação retroativa a 1º de junho. (RS)