REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
A presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Paranavaí (Sindoscom), Leila Vanda Aguiar, informou que as negociações com a entidade patronal foram concluídas. Com aplicação retroativa a 1º de junho deste ano e vigência até 31 de maio de 2022, o acordo coletivo garante 9% de reajuste salarial aos trabalhadores. Assim, a remuneração mínima para a categoria deverá ser de R$ 1.561,47.
O documento também define o calendário comercial e estabelece 10 de dezembro (sexta-feira), como o primeiro dia de abertura em horário estendido, visando às vendas para o Natal. A partir de então, o funcionamento das lojas do Centro e dos bairros será da seguinte forma: de segunda a sexta-feira, das 9h às 22h; aos sábados, das 9h às 17h; no domingo anterior ao feriado, das 9h às 17h; e na véspera, das 9h às 17h.
Também haverá expediente diferenciado durante algumas promoções. No período de Black Friday (25, 26 e 27 de novembro deste ano), durante a Big Bang (13, 14 e 15 de janeiro de 2022) e na Queima de Estoque (7, 8 e 9 de abril do ano que vem), sempre quinta, sexta e sábado.
Conforme consta no calendário comercial, as lojas ficarão fechadas no dia 3 de janeiro, como compensação pela jornada de trabalho em 14 de dezembro, data em que se comemora o aniversário de Paranavaí. O dia 28 de fevereiro, segunda-feira de Carnaval, também será de descanso para os trabalhadores, em virtude do funcionamento do comércio no domingo que antecede o Natal, 19 de dezembro.
Shopping center – O acordo entre as entidades sindicais inclui o funcionamento das lojas comerciais instaladas no Shopping Cidade Paranavaí e propões jornadas de trabalho diferenciadas para os dias 14 de dezembro (das 10h às 22h), 19 e 24 de dezembro (das 9h às 18h) e 31 de dezembro (das 9h às 16h). Não haverá expediente nos dias 25 de dezembro, 1º de janeiro e 1º de maio.
Avalição dos resultados – A presidente do Sindoscom fez avaliação positiva da Convenção Coletiva de Trabalho. O reajuste salarial vai aumentar o poder de compra dos funcionários, proporcionando o fortalecimento da economia local. “É bom para todos”, disse, destacando que os 9% deverão constar já no próximo holerite, inclusive com os valores retroativos. Em relação ao calendário, opinou que é viável e vai fomentar as vendas em Paranavaí.
O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Paranavaí (Sivapar), Edivaldo Cavalcante, também disse que os termos do acordo foram favoráveis. Concordou que o percentual aplicado sobre o salário dos trabalhadores é justo e que o calendário comercial é acessível.
Noroeste do Paraná – A Convenção Coletiva vale para 22 municípios da região: Alto Paraná, Amaporã, Diamante do Norte, Guairaçá, Inajá, Itaúna do Sul, Loanda, Marilena, Mirador, Nova Aliança do Ivaí, Nova Londrina, Paranavaí, Planaltina do Paraná, Porto Rico, Querência do Norte, Santa Cruz de Monte Castelo, Santa Isabel do Ivaí, Santo Antônio do Caiuá, São João do Caiuá, São Pedro do Paraná, Tamboara e Terra Rica.