No domingo (9) o Atlético Clube Paranavaí (ACP) encerrou a sequência de dois jogos fora de casa na Série B do Campeonato Paranaense de Futebol. Mesmo longe da sua torcida, o Vermelhinho conseguiu duas importantes vitórias que o colocam mais próximo da vaga para a segunda fase.
Ambos os confrontos foram vencidos pelo placar de 1 a 0. O primeiro deles foi contra o Nacional, mesmo adversário da final da Série C de 2023.
Já contra o Apucarana, neste domingo, o placar até poderia ter sido maior pelo volume de jogo do ACP, que jogou todo segundo tempo com um jogador a mais. O goleiro Nayan tomou cartão vermelho por acertar o pé na cabeça do atacante Varolo.
EXPLICANDO A JOGADA
O ACP alçou a bola na área da defesa adversária, Varolo tentou o domínio, mas a jogada já estava invalidada por impedimento. Porém, Nayan saiu do gol, saltando para pegar a bola que estava no alto, e acertou a cabeça do atacante com o pé.
Nas duas partidas fora de casa o ACP demonstrou a força do time, além de se consolidar como um dos favoritos para garantir o acesso à elite do Paranaense. Ainda restam algumas rodadas para a definição, mas os recentes resultados fazem o torcedor ficar esperançoso.
Não são apenas os resultados positivos que fazem a torcida vislumbrar o acesso, mas a forma com que o time alcançou as vitórias. Longe de Paranavaí, a equipe soube suportar a pressão adversária, principalmente na partida contra o Nacional, além de paciência e foco para encontrar o caminho do gol em ambas as partidas.
O treinador Willian Sander demonstrou variações táticas antes e durante as partidas. No duelo contra o Nacional, iniciou com o esquema 3-5-2, mas em alguns momentos mudava para 5-3-2 e 3-4-2-1. Após substituições na segunda etapa voltou para o tradicional 4-3-3.
Já contra o Apucarana foi o inverso. Ele entrou com o mesmo esquema que encerrou o duelo anterior e após ficar com um homem a mais em campo tirou os dois laterais e colocou dois atacantes, mudando para o 3-5-2.
Após as duas vitórias o Vermelhinho é o vice-líder com 13 pontos, 6 de diferença para o Iguaçu primeira equipe fora da zona de classificação. O Rio Branco lidera a Série B com 15 pontos.
No próximo domingo (16), o Vermelhinho enfrenta o Grêmio Maringá, em casa. Em caso de vitória pode se garantir matematicamente na semifinal. Para avançar de fase antecipadamente, o Iguaçu não pode ganhar do Nacional.
Em caso de empate neste confronto, o Vermelhinho, se vencer, abrirá 8 pontos de vantagens faltando apenas duas rodadas a serem disputadas.