REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
Outubro foi marcado por grandes volumes de chuva em todo o Paraná. Os índices de precipitação superaram a média histórica para o mês na maioria das estações do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), inclusive em Paranavaí. Um dos resultados foi a elevação dos níveis de água nos rios do estado, o que causou alagamentos em áreas urbanas e resultou na interdição de rodovias.
De acordo com o Simepar, Paranavaí recebeu 203,4 milímetros ao longo do mês, 49,9 milímetros a mais do que a média histórica de 153,5 milímetros. Essa diferença recebe o nome técnico de anomalia.
A capital paranaense foi a mais atingida pelas chuvas intensas. Os registros do Simepar apontam volume acumulado de 563 milímetros em outubro, mais de três vezes acima da média climatológica de 164,9 milímetros. Nesse caso, a anomalia foi de 398,1 milímetros.
Apenas duas estações do Simepar mediram números abaixo da média para o mês: Altônia, com anomalia de -7,7 milímetros e Cianorte, com -4,8 milímetros.
Em todo o estado são mais de 40 estações climatológicas do Simepar, com atuação desde 1997, que é o ano base para calcular as médias históricas de precipitação e temperatura.
Previsão – Depois de outubro ter sido marcado pelo intenso volume de chuva, o cenário para os próximos dias é menos preocupante. O Simepar informa que neste sábado (4) o tempo volta a ficar estável na maioria das regiões paranaenses, mas com um pouco de nebulosidade nos setores Oeste, Sudoeste e Centro-Sul. Em Paranavaí o dia será de céu claro e temperaturas amenas variando de 14 a 25 graus.
A massa de ar estável permanece sobre o Paraná no domingo (5). Por ser uma massa de ar mais seca, a tendência é de predomínio de sol em muitas regiões, caso do Noroeste. A previsão para Paranavaí é de céu claro, com termômetros registrando mínima de 14 e máxima de 29 graus.
A próxima semana começará com condições semelhantes, com uma característica adicional, a elevação das temperaturas. Segunda e terça-feira (6 e 7) terão céu sem nuvens e as máximas previstas para os dois dias são de 30 e 32 graus, respectivamente.