REINALDO SILVA
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Um estudo do Governo Federal feito em 2016 revelou o potencial de Paranavaí para receber voos comerciais. Naquele ano, 23.800 pessoas saíram da cidade e foram até o Aeroporto Regional de Maringá, média de 65 embarques por dia.
Alguns anos depois do levantamento feito pelo Ministério da Infraestrutura, o cálculo garantiu que o Aeroporto Municipal Edu Chaves fosse incluído no programa Voe Paraná, do Governo do Estado, tendo o primeiro pouso em outubro de 2019.
A falta de estrutura adequada e a chegada da pandemia de Covid-19 ao Brasil no primeiro trimestre de 2020 motivaram a paralisação dos voos em Paranavaí. Até então, ligavam o município à capital paranaense, Curitiba.
Retomar o funcionamento do Edu Chaves requeria investimentos, exigência da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). As obras começaram em outubro do ano passado, com a recuperação da pista de pouso e decolagem e do chamado taxiway, faixa em que a aeronave pode rolar para um hangar, terminal ou pista.
As readequações levarão o aeroporto à abertura para novos voos comerciais, o que trará novas perspectivas de negócios para Paranavaí. O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Carlos Emanuel Rodrigues, apontou a chegada e a saída de passageiros de todo o Noroeste do Paraná e de municípios de estados vizinhos, Mato Grosso do Sul e São Paulo.
Injetarão recursos na economia local, fazendo compras no comércio ou utilizando a rede de serviços hoteleiros e gastronômicos, por exemplo. O aeroporto municipal em operação será fator de fomento aos negócios e ao turismo, disse Rodrigues.
Até agora, 45% das obras no Edu Chaves foram executadas e a expectativa é que sejam concluídas até abril deste ano. Estão incluídas a pavimentação da pista e do taxiway e a pintura.
Também será necessário fazer a reforma do terminal de embarque e desembarque, a fim de dar condições para a realização dos serviços administrativos e condições básicas de conforto e comodidade para os passageiros. Futuramente, um novo espaço será construído.
Nova categoria – O diretor do Aeroporto Municipal Edu Chaves, Thuri Muniz, explicou que com a adoção das normas de segurança estipuladas pela Anac, Paranavaí deixa a classificação AP-0 e passa a ser AP-1. Significa que além das aeronaves com capacidade para nove pessoas, como as do programa Voe Paraná, será possível receber aviões com até 70 passageiros.
Para isso é necessário fazer a comprovação técnica das condições da pavimentação e dos equipamentos de segurança em toda a extensão do aeródromo. Tendo a liberação da Anac, o Edu Chaves poderá operar imediatamente.
No primeiro momento, Paranavaí será reinserida no programa do Governo do Estado, mas a intenção é expandir o alcance. De acordo com aquele estudo feito pelo Ministério da Infraestrutura em 2016, 89,6% dos passageiros de Paranavaí têm a cidade de São Paulo como destino final ou ponto de conexão para outros voos. Assim, a Administração Municipal buscará formas de conseguir a ligação aérea com a capital paulista. “Vamos buscar empresas para operar”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo.
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