(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

NOROESTE DO PARANÁ

Adesão ao PlanificaSUS é estratégica para a reorganização da rede de atenção em saúde

REINALDO SILVA

reinaldo@diariodonoroeste.com.br

Todos os municípios do Noroeste do Paraná aderiram ao PlanificaSUS, programa que tem como principal objetivo reorganizar a rede de atenção em saúde. Entre as prioridades da metodologia de planificação está a capacitação continuada dos profissionais técnicos e administrativos, no sentido de desenvolver e aprimorar competências e habilidades. Busca, também, integrar de maneira efetiva os atendimentos primários, ambulatoriais especializados e hospitalares.

A diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e coordenadora do PlanificaSUS no Paraná, Maria Goretti David Lopes, esteve em Paranavaí e conversou com prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais de saúde e profissionais da rede pública de atendimento. Na ocasião, explicou a importância de retomar o ritmo de trabalho anterior à pandemia de Covid-19: de março de 2020 para cá, muitas ações foram interrompidas ou atrasaram por causa da óbvia necessidade de investir na prevenção e no combate ao coronavírus.

Com o vislumbre do fim da pandemia, graças ao avanço da estratégia de vacinação da população paranaense e à consequente queda nos números de casos, internações hospitalares e mortes, “está na hora de retomar o que sempre fizemos na atenção primária”, disse a coordenadora do PlanificaSUS. As equipes de saúde precisam se aproximar da comunidade, conhecer as demandas, fazer o diagnóstico e encontrar formas de suprir as necessidades apresentadas pelos moradores.

Um dos caminhos para alcançar as melhorias esperadas é o Planejamento Regional Integrado (PRI), que tem como objetivo articular as esferas federativas em um processo contínuo e coordenado, evidenciando diretrizes, metas, ações e serviços para a garantia do acesso e da resolubilidade da rede de atenção em saúde. Segundo Maria Goretti, o Paraná já está habituado ao processo e, novamente, precisa garantir a volta dos trabalhos nesse sentido.

PlanificaSUS – Em agosto de 2019, a Sesa lançou o PlanificaSUS na 4ª Regional de Saúde, em Irati, envolvendo nove municípios. Os resultados foram positivos, mas não foi possível expandir o programa, em razão da pandemia de Covid-19. Desde então, as equipes de saúde promoveram importantes avanços, principalmente em relação aos cuidados com a população acima de 60 anos.

Mais de dois anos depois, o PlanificaSUS chega a 361 dos 399 municípios paranaenses, com adesão de todos os 28 que formam a 14ª Regional de Saúde, no Noroeste do Estado. A intenção, disse a coordenadora do programa, é estender os resultados positivos não somente aos idosos, mas também às pessoas com deficiência e aos pacientes com transtornos mentais. Os problemas psicológicos de agravaram com a pandemia de Covid-19 e os profissionais de saúde precisam estar atentos aos sinais e sintomas, destacou Maria Goretti.

O chefe da 14ª Regional de Saúde, Nivaldo Mazzin, reforçou o pedido para prefeitos e gestores municipais de saúde: que se dediquem ao PlanificaSUS, tornando possível aprimorar cada vez mais os serviços oferecidos aos usuários do Sistema Único de Saúde. Mazzin informou que a aplicação do programa é imediata.

Prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais e profissionais de saúde participaram de evento na tarde de ontem
Foto: Ivan Fuquini
Maria Goretti David Lopes falou sobre a integração da atenção primária com os atendimentos ambulatoriais
Foto: Ivan Fuquini
Compartilhe: