O estresse do trabalho pode ser uma das influências para os altos índices de transtornos mentais identificados entre brasileiros. Discordâncias, esgotamento, clima organizacional ruim, carga horária disfuncional e burnout podem impactar a saúde dos colaboradores. Para se ter uma ideia, só no ano passado, mais de 209 mil pessoas foram afastadas dos seus empregos por problemas relacionados à saúde mental, como ansiedade e depressão, segundo uma pesquisa realizada pelo INSS. Isso aponta que a recíproca também é verdadeira; o que acontece na vida pessoal pode influenciar o desempenho da companhia.
Por isso, é importante as empresas estarem atentas ao bem-estar dos seus colaboradores para que o trabalho não se torne um peso, e sim um sinônimo de mais qualidade de vida. “É um ciclo. A saúde dos colaboradores está ligada diretamente com a sua satisfação pessoal e sua produtividade no serviço, e o que acontece na empresa também influencia como os colaboradores se sentem na vida pessoal. Os times de RH precisam estar atentos, individual e coletivamente, para que o trabalho não se torne um agravante”, explica Letícia Bertaglia, analista de Recursos Humanos Sênior da Up Brasil.
A qualidade de vida se tornou, de fato, uma das prioridades dos trabalhadores brasileiros, principalmente depois da pandemia. Uma pesquisa da Up Brasil apontou que 94% dos profissionais avaliam o que a contratante oferece, além do salário, antes de aceitar ou mudar de trabalho, e benefícios ligados à saúde estão entre as exigências principais.
Para Letícia Bertaglia, que também é psicóloga, investir em programas de saúde ocupacional, ter lideranças atentas e buscar soluções direcionadas ao bem-estar individual, como a oferta de benefícios corporativos além dos tradicionais, podem ser ótimos caminhos para as empresas que se preocupam com a saúde mental dos funcionários. Ela separou algumas dicas para ajudar equipes de recursos humanos nessa jornada. Confira:
Acompanhamento psicológico
Muitas empresas, especialmente as de grande porte ou que contam com uma cultura organizacional bem definida, já costumam oferecer acompanhamento psicológico. “Ao adotar essa medida, a empresa transmite aos seus colaboradores a mensagem de que o seu bem-estar é, de fato, incentivado e valorizado, além de melhorar o clima da companhia”, comenta Bertaglia.
Espaço para feedbacks dos colaboradores
A comunicação transparente, eficiente e aberta é uma atitude simples que pode trazer grandes impactos na dinâmica dos times. Quando os colaboradores se sentem seguros para expressar seus pensamentos e dar sugestões, eleva-se a confiança da equipe. Dessa forma, o grupo consegue encontrar soluções em conjunto para os problemas, com discussões saudáveis e resolutivas.
Capacitação das lideranças
Nem sempre é fácil, nem mesmo para os líderes, colocar em prática as soluções em prol da saúde mental no trabalho. Muitas vezes não está claro que confiança e fidelidade entre empresa e colaborador se constroem com o tempo, com pequenas mudanças cotidianas. O ponto-chave para resolver essa questão é a capacitação das lideranças.
Por meio do treinamento adequado, os gestores devem aprender a adotar as medidas necessárias com naturalidade. Ao reconhecer a importância e os verdadeiros benefícios da saúde mental dos colaboradores, eles passarão a conhecer melhor os membros de sua equipe.
Volume adequado de trabalho
Entre os principais motivos que geram estresse e problemas no ambiente corporativo estão o volume de trabalho excessivo e as extensas cargas horárias. Isso sobrecarrega os colaboradores, que se sentem cansados, desmotivados e desvalorizados. A empresa deve acompanhar de perto o volume de trabalho de cada setor. Dessa forma, é possível identificar as áreas que exigem a contratação de novos funcionários, por exemplo, e quais contam com membros em excesso, para realizar o remanejamento necessário.
Eventos dedicados à saúde mental
É interessante que os colaboradores tenham acesso a auxílio, conhecimento e orientação sobre saúde mental no trabalho por meio de palestras recorrentes e eventos de conscientização. Com isso, a empresa consegue demonstrar sua compreensão e acolhimento para que, nos momentos difíceis, em que o colaborador se sente mais vulnerável, ele saiba como agir e a quem recorrer, sem sentir culpa ou se sobrecarregar.