Os dados são atuais: mais de 1 bilhão de pessoas no mundo estão obesas; e mais de 30% delas são crianças e adolescentes. É por isso que a OMS (Organização Mundial de Saúde) vê a obesidade como um dos problemas de saúde mais graves da atualidade. Pensando nesses dados e em atingir especialmente a população dos adolescentes, é que o município prorrogou mais uma vez o prazo de inscrições para o Programa Multiprofissional de Tratamento de Obesidade (PMTO) juvenil. As inscrições dos dolescentes de 12 a 17 anos podem ser feitas até o dia 20 de março pelos adultos responsáveis, exclusivamente pelo formulário on-line disponível no link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfWJew521ZRt_GUDiG-0AvT_zvNvJoXZw8Izq9_p9v6SHj4Aw/viewform?usp=sf_link
Os atendimentos serão realizados no Centro da Juventude às segundas, quartas e sextas-feiras, das 15h30 às 17h. Serão selecionados 30 adolescentes de acordo com a ordem de inscrição e com índice de massa corporal (IMC) ≥ Percentil 97. O IMC pode ser calculado através do link abaixo: https://aps.bvs.br/apps/calculadoras/?page=7
Após a inscrição no site a equipe irá entrar em contato com o responsável. Será agendado uma triagem para avaliar se o paciente atende os critérios de participação e assim efetivar a inscrição.
O tratamento de obesidade tem como objetivo a redução do peso e dos fatores associados à doença através da abordagem cognitivo-comportamental. O tratamento e acompanhamento envolvem vários aspectos, sobretudo o comportamental, focando na reeducação nutricional e mudanças no estilo de vida.
Todos os participantes recebem acompanhamento multiprofissional das equipes das secretarias de Saúde (médicos, psicólogos, nutricionistas e enfermeiros) e Esporte e Lazer (profissionais de educação física). Além disso, todos são reavaliados periodicamente para verificar a evolução do tratamento.
Para mais informações ou esclarecimento de dúvidas, procurar a equipe da Academia da Saúde no endereço Rua Antônio Fachin s/n (em frente a UBS do Jardim Maringá). O telefone é o 3423-8021.
FONTE: Prefeitura de Paranavaí