A Secretaria Municipal de Saúde de Paranavaí, através da coordenação de Imunização, e a 14ª Regional de Saúde, retoma nesta sexta-feira, dia 22 de outubro, a aplicação de primeira da vacina contra Covid-19 em adolescentes. Desta vez, município baixou para 13 anos completos a idade para a aplicação de 1ª dose em adolescentes sem comordidades. A aplicação das doses acontece no Centro de Eventos, das 8h às 13h.
Lembrando que, a exemplo de qualquer atendimento realizado para menores de idade, para receber a dose da vacina os adolescentes devem, obrigatoriamente, estar acompanhados de um adulto responsável.
Cronograma – Resumidamente, nesta sexta-feira (22) acontece a aplicação de primeira, segunda e terceira dose da vacina para os seguintes grupos:
– Primeira dose: adolescentes de 13 a 17 anos completos, com ou sem comorbidades; e adolescentes de 12 anos, com comorbidades;
– Segunda dose: Coronavac e Pfizer, de acordo com o prazo indicado no Cartão de Vacina;
– Terceira dose: pessoas idosas com 67 anos ou mais (vacinados com a 2ª dose há no mínimo seis meses); pessoas maiores de 18 anos com alto grau de imunossupressão (vacinados com a 2ª dose há no mínimo 28 dias); e profissionais de Saúde da linha de frente da pandemia (vacinados com a 2ª dose há no mínimos seis meses).
Lembrando que, em qualquer caso, as pessoas que foram positivadas para Covid-19 há menos de 30 dias, não poderão ser imunizadas neste momento.
Primeira dose – Para receber a 1ª dose da vacina contra Covid-19, basta ir até o Centro de Eventos e apresentar um documento de identificação com foto, CPF, Cartão SUS e Cartão de Vacina.
No caso dos adolescentes de 12 com comorbidades, é necessária ainda a apresentação de uma prescrição/declaração com indicação do médico para receber a dose, constando a comorbidade existente. A 14ª Regional de Saúde disponibilizou um modelo de Formulário para Atestado Médico autorizando a vacinação contra Covid-19 (em anexo), que deve ser preenchido, assinado e carimbado pelo médico responsável.
Segunda dose – Para receber a 2ª dose, é necessária a apresentação de documento de identificação com foto, CPF, Cartão SUS, Cartão de Vacina e Cartão de Gestante (para grávidas e puérperas).
Lembrando que, para a aplicação da 2ª dose, deve-se respeitar a data indicada no Cartão de Vacina.
Terceira dose – Para receber a 3ª dose, os idosos com mais de 67 anos devem apresentar documentos pessoais e Cartão de Vacina comprovando a aplicação das duas doses anteriores. Lembrando que, para os idosos com mais de 67 anos, o intervalo para a dose de reforço deverá ser de, no mínimo, 6 meses após a imunização com a 2ª dose.
No caso de idosos com mais de 67 anos que estejam acamados, as terceiras doses serão aplicadas nos domicílios pelas equipes do ESF (Estratégia Saúde da Família).
Já as pessoas maiores de 18 anos que se enquadram no grupo de alto grau de imunossupressão devem apresentar documento pessoal com foto, Cartão de Vacina com a comprovação da aplicação das duas primeiras doses, e uma Declaração Médica autorizando a vacinação, assinada e carimbada pelo médico responsável, conforme modelo em anexo disponibilizado pela 14ª Regional de Saúde.
Lembrando que, para os indivíduos com alto grau de imunossupressão, o intervalo para a dose de reforço deverá ser de, no mínimo, 28 dias após a imunização com a 2ª dose.
Com relação aos profissionais de Saúde que trabalham na linha de frente da pandemia, neste momento serão vacinados com a 3ª dose apenas aqueles que se enquadram nos seguintes subgrupos descritos no Plano Estadual de Imunização:
– Trabalhadores vacinadores/aplicadores da vacina contra a Covid-19;
– Trabalhadores de Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI);
– Trabalhadores de hospitais e serviços de urgência e emergência (UPA, Samu, Siate), de referência Covid-19, Clínicas de Diálise e serviços de Oncologia (exceto profissionais das áreas administrativas);
– Trabalhadores de Centros de Atendimento à Covid-19.
Para receber a dose de reforço, basta que os profissionais de Saúde se dirijam até o Centro de Eventos e apresentem: documento de identificação com foto, CPF, Cartão SUS, Cartão de Vacina, Carteira Profissional da Categoria (para comprovação de atuação na área) e um comprovante de vínculo empregatício com CNPJ da empresa.
Lembrando que, para receber a 3ª dose, os profissionais de Saúde que trabalham na linha de frente da pandemia devem ter sido imunizados com a 2ª dose há pelo menos 6 meses.
(Assessoria Prefeitura)