Na última semana, os adolescentes assistidos pelo Cense (Centro de Sócio-Educação de Paranavaí) foram contemplados pela Secretaria Municipal de Saúde com 100 telas em branco, de 60x60cm, que serão utilizadas nas oficinas de arte e pintura do Centro. O material foi adquirido através de recursos do Programa Saúde do Adolescente e Saúde na Escola.
Desde 2017 o município pactuou com o Cense o Plano Operativo Municipal (POM), que garante repasse de recursos específicos para o trabalho de socialização dos adolescentes e jovens. As oficinas desenvolvidas no Centro têm cunho terapêutico ocupacional, ajudando os adolescentes a desenvolverem habilidades como foco, atenção, sequenciamento e organização, além dos vários benefícios psicológicos.
“Ações como esta visam garantir, não só os direitos dos adolescentes que estão privados de liberdade, como também uma oportunidade de desenvolverem habilidades e aptidões que podem ser muito úteis para o processo de reinserção social”, avalia a assistente social e coordenadora do Programa Saúde do Adolescente, Hellen Patrícia Zaine Matsumoto.
(Assessoria Prefeitura)