Os agentes da Vigilância Sanitária de Porto Rico têm encontrado um grande número de piscinas com água parada, suja e com larvas do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue. O trabalho de fiscalização continua por toda a cidade, notificando e autuando donos de residências e lotes sujos.
Além de focos, já com larvas do Aedes Aegypti, os agentes alertam para o perigo de escorpiões, animais peçonhentos que podem provocar acidentes sérios, em alguns casos pode levar a óbito. “O combate, tanto do mosquito da dengue como do escorpião, é simples; basta manter o quintal limpo, livre de lixo, entulhos e objetos que possam acumular água parada”, disse a chefe da Vigilância Sanitária, Andréia Crispilho.
Lembrado que, além da dengue, o mosquito Aedes Aegypti é responsável pela propagação do zica vírus e chikungunya. Com o calor dos últimos meses, a preocupação é de que os números de casos da dengue subam. Por isso, a importância de cada morador cuidar do seu quintal e terreno, deixando sempre limpo e organizado, eliminando qualquer recipiente que possa acumular água parada. A dengue mata.