DA UOL/FOLHAPRESS
A invasão brasileira na Premier League deve ter um novo membro na temporada 2023/24. É o lateral-direito Vitinho, do Burnley, que na semana passada garantiu o acesso à principal divisão do futebol inglês com sete rodadas de antecipação.
Aos 23 anos, o mineiro, formado nas categorias do Cruzeiro, vive o melhor momento da carreira. Depois de quatro anos no Cercle Brugge, da Bélgica, ele chegou ao Burnley a pedido do treinador Vicent Kompany. Na temporada de estreia, Vitinho disputou 31 partidas, 20 delas como titular, marcando três gols e dando uma assistência.
Muito além da frieza dos números, a aterrissagem do brasileiro no futebol inglês ficou marcada pela participação em uma equipe que já fez história, mesmo com seis jogos pela frente na Championship, a segunda divisão local. Em 40 jogos disputados, o Burnley ganhou 26 vitórias e só perdeu dois, com direito a melhor ataque e melhor defesa. Mais do que isso, mudou a cara de um campeonato outrora marcado pelo jogo físico e pelos lançamentos longos.
“Tudo o que aconteceu é um prêmio para a gente. Temos uma equipe que trabalha muito todos os dias, e um treinador que trabalha para a gente estar bem, é um cara com a cabeça na equipe. O que a gente fez no dia a dia deu resultado nos jogos”, disse Vitinho, em entrevista à reportagem.
O brasileiro foi um dos oito jogadores da Liga Belga que Kompany levou para a Inglaterra, semanas depois de chegar ao Burnley. Com os reforços escolhidos a dedo, o ex-zagueiro belga mudou a forma do time jogar: apostou em passes curtos, jogo posicional e posse de bola, transformando o clube em uma espécie de “filial” do Manchester City de Pep Guardiola.