Somente de janeiro a agosto de 2024, o Estado já registrou mais de 9,3 mil ocorrências, segundo dados do Corpo de Bombeiros. Na história, o ano em que mais aconteceram focos de fogo foi 2019, com 10.835 ocorrências. Quem detalha o assunto é Neder Corso, do Departamento Técnico do Sistema FAEP.
Convidado do programa de rádio Campo & Cia da Faep ressalta que na questão dos incêndios, o mais importante é a segurança. “Claro que os incêndios trazem prejuízos das mais diversas ordens, mas o principal para as pessoas que estão próximas a áreas afetadas, e que não tenham estrutura e treinamentos adequados para combate, é se colocar em segurança e acionar Corpo de Bombeiros e Defesa Civil”, recomenta Corso.
O técnico compartilha que, estatisticamente, nove em cada 10 incêndios são ocasionados pelo ser humano, seja de forma acidental ou intencional. “Infelizmente, identificamos alguns casos de pessoas que se aproveitam da situação e quer fazer uma limpeza e acaba perdendo o controle. Claro, tem pessoas que não tinham nenhuma intenção de trazer problema maior, mas ao fazer o uso do fogo acaba tendo perda de controle”, aponta.
Campanha contra incêndios
O Sistema FAEP é parceiro pelo terceiro ano consecutivo de uma campanha que reúne os principais atores de prevenção e combate ao incêndio (16 entidades no total). O tema desse ano é “Unidos na prevenção aos incêndios florestais: Somos guardiões da floresta” e quem puxa o projeto é a Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal (Apre).
Dentro da campanha, há uma série de ações, como a criação de mascotes para disseminar conteúdos de prevenção aos incêndios. Uma cartilha educativa também foi criada especialmente para as crianças e adolescentes, com o objetivo de investir também na conscientização desse público e para que eles ajudem sendo os Guardiões da Floresta. Todo o material da campanha está disponível no site: paranacontraincendioflorestal.com.
Treinamentos
Para contribuir com a formação adequada para a prevenção e combate aos incêndios, o Sistema FAEP/SENAR-PR disponibiliza os cursos “Incêndios Florestais” e “Incêndios no meio rural”, ambos voltados a práticas preventivas e a técnicas de combate ao fogo. Além disso, a entidade também dispõe da capacitação “Brigada de incêndio”, voltada a formação de brigadas civis que atuam nas ações a serem adotadas desde que os focos são detectados.