Operando com um déficit financeiro permanente e crescente na ala destinada ao SUS, por conta de uma tabela de remuneração dos procedimentos que não é atualizada há 20 anos, situação agravada com a pandemia da Covid-19, que aumentou as despesas e reduziu as receitas e pela aumento violento de preços de insumos e medicamentos, a Santa Casa de Paranavaí vive a sua maior crise financeira dos últimos 20 anos. Para tentar buscar o equilíbrio, o hospital está lançando a campanha “Ajude a Santa Casa manter as portas abertas”.
“Mais do que um nome ou slogan da campanha, a frase retrata a realidade deste momento”, afirma o diretor-geral da Santa Casa, Héracles Alencar Arrais. “Sempre tivemos ajuda da sociedade e temos certeza que vamos novamente ter esta contribuição”, acrescenta ele.
“Desde que assumimos e tiramos o hospital da grave crise financeira que se encontrava, nunca tivemos uma situação como esta”, sublinha o presidente Renato Augusto Platz Guimarães. Na ocasião, em 2002, o hospital não tinha crédito, sequer podia ter talão de cheques e os funcionários chegaram a entrar em greve porque não recebia os salários. “Vivemos um momento delicadíssimo”, reforça o presidente.
A campanha – Para participar da campanha a pessoa deve autorizar o débito na fatura da Copel do valor que deseja contribuir mensalmente. O valor mínimo é de R$ 20,00. “O valor autorizado será incluído na fatura da Copel durante um ano. A renovação é automática se não houver manifestação em contrário”, explica o gerente financeiro do hospital, Marcelo Cripa.
A partir desta semana o telemarketing da campanha começa a funcionar. A pessoa vai se identificar, pedir autorização para seguir com a ligação de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados e depois dar informações sobre a campanha e verificar a possibilidade da doação. “Em princípio a autorização vale por um ano, mas se por alguma razão a pessoa quiser interromper, basta entrar em contato com o hospital ou o 0800 610 5665”.
Se a pessoa quiser participar da campanha, mas não recebeu a ligação, pode entrar em contato diretamente coma Santa Casa, por telefone (44) 3421-0083) ou pessoalmente ou, ainda, pelo telefone 0800 610 5665.
A Santa Casa de Paranavaí sempre operou com déficit nos leitos destinados ao SUS (cerca de 80%, embora sua obrigação seja de destinar 60%). Esta deficiência é coberta com atendimentos particulares e de convênios. Na pandemia, as cirurgias eletivas foram suspensas reduzindo a receita particular e, ainda, aumentou os gastos com equipamentos de proteção individual. Além do aumento de consumo, os preços dos equipamentos e insumos aumentaram significativamente. O valor das máscaras cirúrgicas, por exemplo, aumentou 14 vezes.
Quando os preços começaram a voltar à normalidade, em meados deste ano, foi a vez do preço dos medicamentos disparar. Uma ampola de 2 ml do Dipirona Sódica, um medicamento largamente usado no hospital, teve seu preço majorado em mais de 1.300%. A grande disparada foi no soro, que sumiu das prateleiras das distribuidoras. Mas o preço continua mais de 100% acima do que se praticava. “O hospital está pagando R$ 8,66 o litro, contra R$ 3,90 que era pago anteriormente”, revela Cripa.
A Santa Casa ainda não tem estimativa de quanto vai conseguir arrecadar mensalmente com a campanha. “Estamos esperançosos e otimistas. A população de Paranavaí e região sempre estenderão a mão ao hospital. E cada centavo é importante para manter as portas da Santa Casa abertas”, sublinha Arrais.