A Academia de Letras e Artes de Paranavaí – Alap – empossou cinco novos integrantes. A cerimônia realizada sábado (12), na Casa da Amizade (Rotary), contou com a participação de autoridades e lideranças regionais. A importância da academia para a cultura paranavaiense foi destacada pelos participantes. A entidade é composta por profissionais de vários segmentos, mas com um ponto comum: o interesse pelas letras e pelas artes.
O presidente Renato Frata conduziu a cerimônia. Ele falou sobre o papel da entidade e sobre a atuação dos novos membros ao lado dos tradicionais integrantes.
Falando em nome dos novos confrades e confreiras, Osiaste Tertuliano de Brito (Cadeira 25, Patrono Ariano Suassuna) citou a importância da cultura e das artes como alimento para o desenvolvimento da sociedade. Ele destacou a importância da noite de posse por se tratar da continuidade de um legado, passado de geração em geração. Brito é diretor municipal de Cultura de Loanda.
A confreira Gersonita Elpídio dos Santos, professora universitária, prestou homenagem aos membros já falecidos da academia. Citou as professoras Cleuza Cyrino Penha e Regina Maria Torrezan; o professor e jornalista Saul Bogoni; o policial militar e escritor Altair Cirilo dos Santos. “Nossos agradecimentos e a certeza de que a vida é breve, mas a arte é longa”, resumiu, referindo-se ao slogan da Alap (Ars Longa, Vita Brevis). Os membros que precisaram se afastar foram igualmente reconhecidos na manifestação de Gersonita. São eles: André Franco, Roberto Gonçalves, José Aparecido Cauneto e Sebastião Soares.
Empossado no evento, o jornalista Adão Ribeiro homenageou os 15 anos da Alap, a serem completados no dia 29 de agosto. Ele lembrou que a Alap deu muitos frutos graças aos fundadores e integrantes que chegaram posteriormente. Falou do desafio dos novos confrades que, juntamente com os veteranos, devem dar sequência ao grande trabalho executado.
Editor-chefe do Diário do Noroeste, Ribeiro informou que se trata de uma empresa com 67 anos de existência com circulação diária na região, levando as principais notícias e defendendo as grandes bandeiras de interesse coletivo.
O DN foi fundado por Euclides Bogoni e teve Saul Bogoni como editor e colunista por décadas. Atualmente o Diário integra o Grupo Carvalho. É dirigido por Sérgio Carvalho. Ribeiro passa a ser titular da cadeira de número três, cujo o patrono é Saul Bogoni.
Também foram empossados: Andrea Nascimento – Professora, declamadora e escritora (Cadeira 26, Patrono Ruben Alves); Karina dos Santos Lima – Atriz, poetiza e professora de artes circenses (Cadeira 27, Patronesse Cecília Meireles); Flávio Batista – Professor (Cadeira 13, Patrono Cláudio de Lima Vaz).
Presenças – Diversas autoridades prestigiaram a cerimônia formal de posse dos novos acadêmicos. Entre elas, o vice-prefeito Pedro Baraldi; o vereador Amarildo Geraldo Costa; Leonildo Giabardo Martins, representando do bispo diocesano Dom Mário Spaki; Pastor Júlio César Silva, da Igreja Batista Shalom; tenente André Luiz Kloss, representando o 8º Batalhão de Polícia Militar; Aparecida Helena de Brito, secretária de Educação de Loanda; Francisco Antônio Andrello Lopes – presidente do Conselho Honorífico da Alap. Um coquetel marcou o encerramento do ato de posse. A Alap se reúne mensalmente e debate temas ligados à educação e à cultura, sempre voltados ao interesse público.
(Texto: Adão Ribeiro)