Na noite desta terça-feira (16), a Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) celebrou o Dia do Comerciante em uma sessão especial proposta pelo deputado Ney Leprevost (União). A data, instituída pela Lei estadual nº 18.148/2014, de autoria de Leprevost, homenageia Ildefonso Pereira Correia, o Barão do Serro Azul, como Patrono do Comércio Paranaense. O evento destacou a importância do comércio para a economia do estado e o cotidiano dos paranaenses.
A sessão especial contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o deputado estadual Do Carmo (União), o deputado federal Felipe Francischini (União), e o vereador Alexandre Leprevost (União), representando a Câmara Municipal de Curitiba, além de lideranças, familiares e amigos dos homenageados.
Em seu discurso, Leprevost enfatizou a necessidade de incentivar o comércio para a geração de empregos e aumento da arrecadação municipal. “Nós temos que estimular o comércio para gerar empregos e arrecadação para os municípios. Este estímulo passa também pelo incremento da indústria do turismo sustentável”, destacou o parlamentar.
HOMENAGENS
A empresária, fotógrafa e grande incentivadora do empreendedorismo feminino e da economia criativa, Mônica Balestieri Berlitz, fundadora do Clube da Alice, uma comunidade feminina no Facebook com mais de 670.000 participantes, foi uma das homenageadas da noite. “Não esperava alcançar esses resultados. É uma honra estar aqui”, disse Mônica, representando as empreendedoras presentes. Ela destacou a importância do reconhecimento para o incentivo ao empreendedorismo feminino.
“É fundamental enaltecermos aqueles que geram empregos e garantem trabalho com carteira assinada para milhares de cidadãos paranaenses. Passamos recentemente por uma pandemia, marcada por uma crise humanitária sem precedentes, e vimos muitos comerciantes, empreendedores, empresários e industriais se sacrificando para garantir os empregos e manter seus negócios abertos. Essas pessoas precisam ser valorizadas pela sua responsabilidade social em relação aos trabalhadores”, completa Ney Leprevost.