Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

EDUCAÇÃO

Alto Paraná conquista Selo Ouro Nacional em Alfabetização

Reconhecimento destaca políticas educacionais do município voltadas à garantia da alfabetização na idade certa

Alto Paraná conquistou o Selo Ouro deCompromisso com a Alfabetização, um importante reconhecimento concedido às redes de ensino que se destacam na formulação e implementação de políticas públicas eficazes para garantir o direito das crianças à alfabetização.

A iniciativa faz parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e foi instituída por meio do Decreto nº 12.191, de 20 de setembro de 2024, com o objetivo de valorizar ações exitosas desenvolvidas pelas secretarias de Educação em todo o país. A certificação em nível ouro indica que o município alcançou alto desempenho nos critérios avaliados pelo Ministério da Educação.

O Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização reconhece esforços contínuos das gestões municipais na criação de programas, estratégias pedagógicas e práticas de gestão comprometidas com a alfabetização das crianças nos primeiros anos do ensino fundamental, além da redução das desigualdades educacionais.

Entre os principais objetivos do selo estão o incentivo à adoção de políticas públicas alinhadas às metas estabelecidas no Plano Nacional de Educação, o reconhecimento do trabalho das secretarias de Educação na implementação das ações do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e a sistematização de boas práticas que possam ser compartilhadas com outros municípios e estados.

A conquista do Selo Ouro reforça o compromisso de Alto Paraná com a qualidade da educação básica e evidencia o trabalho desenvolvido por gestores, professores, equipes pedagógicas e toda a comunidade escolar. O reconhecimento também posiciona o município como referência regional em políticas de alfabetização, estimulando a continuidade dos investimentos e das ações voltadas ao desenvolvimento educacional das crianças.

Fonte: Cibele Chacon – da redação

Compartilhe: